LightBlog

Apesar de Você - Chico Buarque..





Lançada como compacto em 1970, Apesar de você é a única música que Chico assume ter sido escrita para criticar a ditadura. Após voltar do exílio, Chico percebe que o país pouco mudou e escreve a canção. Quando a enviou para a censura, Chico temia que a música fosse censurada, o que surpreendentemente não aconteceu. Após a gravação, a canção chegoua  vender 100 mil compactos em uma semana.
Após uma nota publicada em um jornal, na qual dizia que o “você” da letra era relacionado ao presidente Médici a canção foi censurada, sendo gravada em um disco apenas em 1978.
Após o episódio o nome de Chico Buarque ficou marcado pelos homens da censura e sua canções sempre eram ouvidas com mais rigidez pela censura, antes de serem aprovadas. A solução encontrada pelo cantor e compositor foi a de usar pseudônimos como Julinho da Adelaide e Leonel Paiva. No começo deu certo, mas logo depois Chico foi desmascarado.
A letra critica o modo como as repressões ditatoriais eram feitas e alerta sobre o que iria acontecer se em um dia todos estivessem felizes e insistissem em viver da forma como queriam.
Álbum que traz canções polêmicas como “Cálice” e “Apesar de Você”
Sem dúvida, Apesar de vocêé uma aula sobre a censura da ditadura militar brasileira. Ao lado de Pra não dizer que não falei das flores, de Vandré e É proibido proibir, de Caetano, a canção traz detalhes das vontades que os artistas da época brigavam para ter em um país onde pouca expressão artística era permitida
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário