LightBlog

Lançado no GeoPark Araripe livro "História Social dos Sertões"


A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Núcleo de Estudos em História Social (NEHSA), grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em História Social realizou, na última quinta-feira (19/04) o lançamento do livro “História Social dos Sertões”, organização do Professor Dr. Darlan Reis, Ana Sara Irffi, Maria Arleilma Sousa e Antônio Oliveira, no GeoPark Araripe, em Crato – CE.
O Lançamento do livro aconteceu durante o I Seminário de História Social dos Sertões que ocorreu de 16 a 19 de abril na Universidade Regional do Cariri (URCA).
O livro trata de questões que tem como referência a condição sertão, intersecção que dá origem ao título que é apresentado aos leitores (as). A obra está organizada em quatro partes: Territorialidades e fronteiras, Mundos do trabalho e da propriedade, Religiosidades e Cultura, Sociedade e Política, com um recorte temporal que vai do século XVIII ao século XXI. Refletir sobre diferentes espaços do interior, a partir do recorte temporal e da pena historiográfica foi a tarefa a que se incumbiram as autoras e autores.

Na ocasião, também foi lançado os livros “Viver à lei da Nobreza; Elites locais e o processo de nobilitação na capitania do Siará Grande (1748-1804)”, do autor Gabriel Parente Nogueira; “Capítulos de História Social dos Sertões”, organização de Tyrone Apollo Pontes Cândido e Frederico de Castro Neves; “Sertões do Nordeste: Inhamuns e Cariris Novos”, volume 1, do autor Heitor Feitosa Macêdo; “Escravidão e formação histórica de São João do Cariri (1783-1843)”, do autor José de Sousa Pequeno Filho; "É um romance minha vida" - Dona Farailda - uma casamenteira no Sertão Baiano, da autora Vânia Nara Pereira Vasconcelos; e “Por trás da serra: histórias, narrativas e saberes de uma cidade do interior da Bahia”, com organização Cláudia Pereira Vasconcelos, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Marcone Denys dos Reis Nunes e Vânia Nara Pereira Vasconcelos.
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário