segunda-feira, 14 de maio de 2018

Deputado Raimundo Gomes de Matos defende o profissional do serviço social dentro da escola


Instituir o serviço social na escola pública. A proposta, apresentada pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) na Câmara dos Deputados, foi defendida pelo parlamentar na noite da última sexta-feira, 11/5, durante a abertura da Semana do Assistente Social.

Raimundo Matos foi um dos palestrantes do evento, realizado na Faculdade do Maciço de Baturité, no município de Baturité (108 km de Fortaleza). Após a apresentação do parlamentar, houve debate sobre a política de assistência social do governo federal. 

Em março de 2012, Raimundo Gomes de Matos apresentou um projeto de lei (3.466/12) que garante a presença de assistente social em estabelecimento de ensino público. A iniciativa, no entanto, não avançou nas comissões técnicas da Casa.

“Precisamos retomar a batalha de incluir o assistente social na escola”, disse o deputado do PSDB. Entre outras atribuições, o projeto prevê a atuação do assistente social em escolas públicas, voltadas para os alunos e seus familiares, considerando a realidade socioeconômica e cultural da comunidade onde vivem. 

Com a presença do assistente social, explicou Raimundo Matos, muitos problemas poderão ser detectados, o que ajudará no próprio processo educativo. 

Raimundo Gomes de Matos foi o relator do projeto de lei que estabeleceu a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, que visa o fortalecimento do Terceiro Setor.

PROTEÇÃO SOCIAL
Na apresentação dele, Raimundo Matos também destacou os principais eixos e números da rede de cobertura social do governo federal, a exemplo do Bolsa Família, Criança Feliz e Cisternas (água para consumo e produção).

O deputado enfatizou a importância dos programas sociais, mas defendeu as chamadas janelas de saída, a exemplo de experiências fora do Brasil, em que há metas para o poder público tirar beneficiados da pobreza.

Com o tema “Serviço Social e sua Atuação Profissional na Conjuntura Atual”, a Semana do Assistente Social da Faculdade do Maciço de Baturité estende-se até os dias 14 e 15 (Dia do Assistente Social). As inscrições são gratuitas, no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário