LightBlog

Mais de 614 mil cidadãos no Ceará têm o título cancelado e não vão votar este ano, arma TRE-CE


Mais de 614 mil cearenses estão com o título de eleitor cancelado e, em decorrência disso, não poderão comparecer às urnas nas eleições de outubro de 2018. 
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE- CE), nesta quinta-feira (10). A quantidade de pessoas que estão sem título equivale a 9,78% do eleitorado cearense, quando se compara o número de votantes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao mês de março. 
Desses 614.377 eleitores que perderam o título, 77,4%, ou 475.689, foi por ausência de biometria obrigatória e 22,6%, equivalente a 138.688 eleitores, por não votar durante três pleitos seguidos. É importante ressaltar que estão fora desses números os eleitores que estão regulares com a Justiça, ou seja, estão aptos a votarem, mas na urna vão optar pelo voto nulo, branco ou se abster. 
Somando a população de Sobral, Juazeiro do Norte e Crato, três municípios entre as 10 cidades com maior população no Ceará, de acordo com estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda não seria suficiente para chegar ao número de eleitores que não vão votar este ano no Ceará.
O número populacional de Sobral é de 205 mil, de Juazeiro do Norte é de 270 mil e do Crato é 130 mil, segundo estimativa do IBGE para 2017.
- no Diário do Nordeste
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário