LightBlog

PCO apoia Lula presidente e se organiza na Região do Cariri




Segue abaixo um bate papo via whatsapp com Lino Alves, presidente do Partido da Causa Operária em Juazeiro do Norte.  Lino já foi bancário e sindicalista. Atualmente é engenheiro e dirigente principal do PCO no Cariri. Em 1988,  Lino Alves foi candidato a prefeito de Juazeiro do Norte pelo Partido dos Trabalhadores. Um dos mais antigos militantes do PCO, nesta entrevista Lino Alves fala das posições políticas do partido.


Qual é a origem do PCO no Brasil?

O PCO  nasce dentro do PT, na verdade fez parte da fundação do Partido dos Trabalhadores.

Como o PCO avalia a atual conjuntura política brasileira?

A atual conjuntura brasileira está bem parecida com a de 1954 onde a burguesia empareda Getúlio Vargas. A diferença para agora é que Getúlio se suicida e Lula está cada vez mais vivo  e a burguesia vê sua vitória (de Lula) cada vez mais nítida e eles não tem candidato.

Por que o PCO apoia tanto o ex-presidente Lula?

O PCO apoia Lula por que entende que é a única candidatura que derrota a burguesia.

Como está  o PCO no Ceará e na Região do Cariri?

O PCO no Ceará e no Cariri está bem. Temos comitês de luta contra o golpe e com reuniões frequentes e atividades também.

Os comitês em defesa da democracia e por Lula Livre existem no Cariri e como estão?

Temos um comitê de luta contra o golpe no Cariri,  em Juazeiro do Norte, com atividades de colagem e panfletagens, assim como debates sobre o golpe de 2016 fazendo um paralelo sempre com o golpe de 1964.

Como o PCO avalia a gestão de Camilo?

A gestão Camilo tem muitas falhas, mas a mais gritante é a falta de apoio  não só dele mas de todos os parlamentares na luta contra o golpe. É como se eles não estivessem preocupados com o companheiro Lula.

Você acha que os parlamentares do PT no Ceará não tem se empenhado em defender Lula?

São poucos os parlamentares  do país que defendem Lula. Alguns exemplos são Wadhi Damous, Gleisi Hoffman e Lindberg Farias. A grande maioria tem uma proposta ridícula de virar a página do golpe.


O PCO apoia Lula para presidente. Vocês terão candidaturas no Ceará? Como está essa discussão?

Nós defendemos Lula e todos os presos políticos como Vacari, José Dirceu e José Genoíno. Teremos candidatos a todos os cargos no Ceará como governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Você começou a militar cedo no PCO que na época era uma corrente político do PT. O que você acha que mudou  no PT dos anos 80 para agora?

Na década de 80 as disputas políticas eram bem acirradas. Isso motivava a que outras correntes também se politizassem, isso não vejo nos dias atuais. Acredito  que o Congresso do Povo é uma tentativa de fazer esse resgate. Está acontecendo em todo o País um movimento chamado Congresso do Povo, chamado principalmente pelo movimento Avante.

Você acha que a esquerda brasileira  tem que fazer alguma autocrítica com relação a termos chegado no momento atual?

Mesmo nos governos do PT e do PC do B fizemos muitas críticas neste sentido, por exemplo, de nada adianta governar para os trabalhadores e para a burguesia, pois os banqueiros, os grandes empresários ganharam muita grana, mas isso nunca dá satisfação para eles, sempre querem mais. Esta é a autocrítica que devem (a esquerda) fazer, algo que sempre falamos as tais alianças pode chegar onde chegou. Isso aconteceu em vários países como China, Espanha, Chile, a burguesia fica latente se fingindo de morta e na hora H ataca.


Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário