quinta-feira, 17 de maio de 2018

Por que Tasso Jereissati mina tanto a oposição? Ele sabe por onde caminha!


Essa reflexão que passo agora aos nossos leitores e leitoras surgiu de uma conversa com o amigo e jornalista Madson Vagner sobre por que o senador Tasso Jereissati empanca tanto a oposição no Ceará.

Isso mesmo,  as ações do senador tucano Tasso Jereissati são de atrapalhar ou dificultar sob todas as formas a oposição.

Primeiro, ele vetou o Capitão Wagner, esse sim disposto a por um fim na hegemonia dos Ferreira Gomes/Camilo no Ceará.

Em seguida não aceitou nenhum convite para assumir uma candidatura  ao Governo do Estado que para muitos aliados e tucanos seria um nome muito forte na disputa contra Camilo Santana.  

Também não fez esforço algum em deixar o senador Eunício Oliveira  romper com a oposição. Não procurou Eunício, fez corpo mole e sequer disputou Eunício com Camilo, preferindo o silêncio. Ao mesmo tempo é bom lembrar que Eunício afirmou que sempre cobrou uma posição do senador Tasso de que ele (Tasso) seria o nome para a disputa. Essa resposta de Tasso nunca foi dada. Não restou nada mais ao senador do MDB do que procurar seu próprio caminho.

Depois dois nomes conhecidos do PSDB foram para o Governo do Estado. Teve toda aquela conversa que eles foram por conta própria mas a gente sabe que no mínimo eles conversaram com Tasso e tiveram carta branca.

E por último, lançar um general completamente desconhecido como candidato ao governo é simplesmente sintomático. Tasso realmente não quer atrapalhar os planos dos Ferreiras Gomes no Ceará e no Brasil.

Cadê mesmo  a campanha de Alckmin no Ceará, os palanques, Tasso tem visitado os municípios  mostrando quem é Alckmin, as ideias e projetos dos tucanos? Absolutamente nada ele tem feito nem fará.

Óbvio que essa não é a postura de outros tucanos que preferem abrir o pau com PT, PDT, Cid, Ciro e Camilo mas estão de mãos atadas pois se Tasso não se move ninguém se move no PSDB sem ordem dele e nisso ele é claro.

A resposta é simples. Tasso vem agindo à tempos para não se meter nos trilhos de Ciro e Cid Gomes.

Primeiro ele em 2006 boicotou o quanto pôde a reeleição de Lúcio Alcântara e abriu caminho para Cid chegar ao Governo e Ciro ser o deputado federal mais bem votado daquele pleito.

Em 2014 alguém duvida que os Ferreira Gomes devolveram o favor colocando para disputar a única  vaga ao Senado um Mauro Filho completamente desconhecido da maioria da população cearense?

E agora, Tasso devolve mais um favor. Não atrapalha Camilo e nem os votos de Ciro no Ceará.

Como um político e empresário de sucesso e pragmático Tasso Jereissati sabe por que não precisa disputar nada com os Ferreira Gomes. Eles são de casa. Surgiram sob as asas do senador tucano quando Tasso tinha muito mais força do que agora.

Entraram na política pelas mãos de Tasso e nuca forma um perigo para Tasso. Nada do que Cid ou Ciro fizeram até agora atingiu Tasso. Nada atrapalhou Tasso e eles nunca atacaram Tasso diretamente.

Por que Tasso vai agora brigar com o governador Camilo, se lançar candidato arriscando perder se quem vai ganhar é apoiado por dois meninos que ele lançou na política? Tasso sabe ver lá na frente. Isso não trará problema para ele. Pode até atrapalhar o PSDB mas ele não.

E outra o que a vitória de Ciro Gomes prejudica Tasso ? Em nada, pelo contrário, Tasso terá na presidência um amigo de longa data, que em 2014 facilitou aos coisas e colocou para disputar a vaga do Senado um ex-aliado de Tasso, Mauro Filho que fez uma campanha acanhada. Ali foi uma derrota anunciada, tipo partida de final de semana entre a turma do bairro. De vez em quando os solteiros deixam os casados ganharem um jogo.

Ciro Gomes é o candidato perfeito para Tasso. A esquerda engole Ciro bem direitinho, como se ele fosse de esquerda sucessor dos votos de Lula e fica tudo em casa. Mais ainda, no lugar de voltar para a Presidência um Lula com apoio das esquerdas e dos movimentos sociais entra Ciro que começou sua vida política no PDS e agora é a nova vitrine da esquerda brasileira.

Para que Tasso vai atrapalhar Ciro se assim consegue impedir a eleição de um petista para a Presidência da República?

Tasso sabe analisar o futuro político do Ceará e do Brasil como nenhum outro tucano sabe. Tasso sabe escolher os caminhos mais óbvios e simples quando todos querem os caminhos mais tortuosos. 

Não é a toa que Tasso é um dos maiores políticos de seu tempo. E o PSDB perdeu as melhores oportunidades de deixá-lo disputar a Presidência da República. 

Os tucanos capitaneados por FHC preferiram contumazes corruptos disputando com Lula e Dilma do que um expert como Jereissati. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário