quinta-feira, 28 de junho de 2018

ÁGUA DEVE SER PRIORIDADE", DIZ DEPUTADO CARLOS MATOS.


“Qualquer que seja o governante, a água deve ser prioridade". A afirmação é do presidente da  Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Carlos Matos.

O parlamentar cobrou, da tribuna do Plenário 13 de Maio, uma nova política de segurança hídrica para o Ceará. "Sem água, não haveria desenvolvimento. Desde 1987, na gestão do ex-governador Tasso Jereissati, o abastecimento é tratado como tema estratégico. Agora é chegado o momento de pensarmos em novas fontes hídricas", disse Carlos Matos.

A dessalinização foi uma saída apontada pelo parlamentar. "Essa água pode ser dessalinizada a um custo zero para o Estado. Em Israel, foi feita uma licitação e a empresa que ofereceu o menor custo da água ganhou a concessão por 30 anos”, disse Carlos Matos, defendendo o modelo para ser implantado no Ceará. 

Em relação ao Projeto de Integração das Águas do Rio São Francisco, Carlos Matos avalia que o Governo Federal está cometendo grave erro ao colocar a transposição sob a administração da Codevaf, porque vai faltar recursos. “Deveria haver uma transferência para a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), que tem recursos em caixa”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário