LightBlog

AUTORIDADES DISCUTEM INSTALAÇÃO DE PORTO SECO NA REGIÃO DO CARIRI


Colocado em segundo plano pelas gestões municipais até bem pouco tempo, a instalação de um Porto Seco no Cariri deve ganhar corpo nos próximos meses. Uma proposta do deputado estadual Manoel Santana Neto (PT) deve motivar a discussão também pela implantação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE) na região. Secretários municipais, articuladores e prefeitos dos municípios próximos às obras da Ferrovia Transnordestina começam a discutir o tema. 
Pronta, a Transnordestina deve ser o principal meio de escoamento da produção nordestina e, em consequência, do Cariri. Dr. Santana reconhece as dificuldades para a implantação, mas acredita que por se tratar de uma eficiente estratégia para o fortalecimento industrial, a proposta possa convencer acerca da viabilidade.
A única ZPE do Ceará está localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades do Porto do Pecém. No Cariri, devem se inserir na discussão os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Milagres.
O chefe de Gabinete do prefeito Arnon Bezerra (PTB), Nildo Rodrigues, observou que a gestão ainda não discutiu a questão, mas que deve se articular sobre o assunto no momento certo.
Em Milagres, o chefe de Gabinete, Rafael Caldas, disse que a discussão está sendo feita de forma especulativa, mas que a gestão deve se inteirar para fechar posicionamento em breve.
Barbalha é o Município onde a discussão está mais avançada. Apesar da gestão Argemiro Sampaio (PSDB) admitir que não está fazendo a discussão, o tema já ganhou as ruas e instituições. O presidente do PDT local, Geraldo Sinésio, já levou o pleito à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Câmara de Vereadores. Na sessão desta segunda- -feira (18), o dirigente partidário lançou a proposta e pediu apoio aos parlamentares barbalhenses. A proposta inicial de aproveitar as instalações da antiga Usina Manoel Costa Filho, foi levada a direção do PDT estadual que, segundo Geraldo, já declinou apoio à causa.
Para Dr. Santana, uma proposta viável é a que contemple mais de um município. Segundo observa, existem pontos de convergência de vários municípios, como Crato, Juazeiro e Barbalha. Apesar das questões políticas, é consenso que Missão Velha desponta como favorito pela sua localização próxima aos trilhos da Transnordestina.
ZPE Cariri
Na prática, a ZPE é um distrito industrial onde as empresas que estão instaladas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (sem obrigações de converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e gozam de procedimentos administrativos simplificados. Para que a ZPE seja instalada no Cariri, são necessárias algumas obras de infraestrutura, como rodovias de acesso e a criação do Porto Seco. O empreendimento, além de gerar emprego e renda à população, proporcionará um incremento da arrecadação de impostos do Município sede e o desenvolvimento da indústria e do comércio.


- no JC
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário