LightBlog

Comunidade Tapuya Kariri recebe nova sede da escola indígena em São Benedito


·        
O Governo do Ceará inaugurou na manhã desta quinta-feira (7), no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a nova sede da Escola Indígena Francisco Gonçalves de Sousa, equipamento que vai atender cerca de 300 estudantes da comunidade indígena Tapuya Kariri.

Sonho antigo da comunidade de pouco mais de 1.000 habitantes, a escola vai transformar a realidade local. Neguinho Tapuya Cariri, de 50 anos, lamenta o fato de não ter frequentado a escola na infância. Ele conta que o pouco que aprendeu foi com o próprio pai, e só conheceu a sala de aula na adolescência, e mesmo assim, na cidade que fica a 20 quilômetros da tribo. ” A nova geração de nossa tribo não vai sofrer os problemas que sofremos no passado. Com essa escola, nossos filhos vão aprender e ter um futuro bem diferente, é um sonho realizado”, celebrou.


·         Para a cacique Andréa Rufino, a escola vai revitalizar e fortalecer a luta do povo Tapuya Kariri pelos seus direitos. “Agora temos uma grande estrutura, a visão da importância da escola indígena ganha força dentro e principalmente fora da comunidade, para nós é uma vitória”, comemorou.
·          

Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário