LightBlog

AGENTES DE SAÚDE DE MISSÃO VELHA RECEBEM TREINAMENTO SOBRE DIAGNÓSTICO DE CÂNCER INFANTOJUVENIL


“Fique de olho: pode ser câncer infantojuvenil”, este foi o tema do treinamento, realizado na última segunda-feira (09), que o Instituto de Apoio à Criança com Câncer de Barbalha (IACC) promoveu na Câmara Municipal deste Município. A palestra foi voltada para os agentes comunitários de saúde da cidade, com o objetivo de orientar e habilitar esses profissionais para que possam colaborar no diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.
Cerca de 70 agentes de saúde participaram da capacitação ministrada pelo médico Antônio Marlos Duarte. Durante a palestra, os participantes foram informados sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, as formas de detectar esses sinais e sintomas e as atitudes a serem tomadas diante de um quadro de suspeita da doença. Além disso, os agentes foram orientados sobre como abordar os pais diante de um quadro de suspeita, reduzindo o tempo entre a apresentação dos sintomas e o início do tratamento.
De acordo com IACC, através dos relatos das mães de crianças em tratamento, percebe-se que grande parte das garotos com câncer inicia o tratamento muito tarde. Isso acontece por causa da dificuldade de diagnóstico da doença. Muitas delas recebem outros diagnósticos e realizam outros tratamentos antes de serem diagnosticadas, fato que faz com que o paciente perca um tempo precioso.
- no Diário do Nordeste
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário