sexta-feira, 13 de julho de 2018

PLATAFORMA CRIADA POR ESTUDANTES DO CARIRI VISA AMPLIAR REDE DE DOADORES DE SANGUE


Estudantes da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), em Juazeiro do Norte, desenvolveram uma  plataforma com a finalidade aumentar o número de doadores de sangue: a Hemogame. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade. 

A iniciativa tem o objetivo de incentivar doadores e pessoas aptas a doarem sangue a cumprir o calendário anual de doação, através de um sistema de recompensas e benefícios. Além disso, a plataforma pode agilizar e facilitar a busca dos receptores por um doador compatível. 

Na prática, os doadores atuam na rede com o papel de convidar amigos e validar doações nos hemocentros. Como recompensa, eles acumulam pontos e podem trocá-los por vantagens oferecidas por empresas privadas que apoiam a causa. “Os benefícios podem ser diversos: desde um tempo menor na espera de um doador compatível até a salvação de mães que morrem em trabalho de parto, devido a hemorragias”, acrescenta Valéria Brito. 

De acordo com a acadêmica do curso de Sistemas de Informação da FAP, Valéria Brito, o único custo para os usuários é apenas a vontade de salvar vidas. Já para as empresas, é necessária uma participação no sistema de benefícios e uma mensalidade para trabalhar o marketing social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário