SIMPATIA PELO PT VAI A 29% APONTA PESQUISA DATAFOLHA

É mais do que o registrado historicamente, e 50% maior, quase, que os 20% registrados pelo Datafolha em abril passado.
É óbvio que esta identificação tem um nome: Lula.
É ele quem está transferindo ao PT este grau de simpatia.
E se está, porque não transferiria a um candidato que o tenha de substituir, se o impedirem de concorrer?
Não é “ser do PT” que funcionará como legitimador de candidaturas, para Haddad ou para qualquer outro candidato, é “ser do Lula”.
Leiam o detalhamento dos resultados, descrito pelo UOL:
A pesquisa apontou poucas discrepâncias entre as escolhas de homens e mulheres, que não chegaram a variar fora da margem de erro.
O mesmo ocorreu, em geral, quando se levaram em conta as faixas etárias dos eleitores. O único partido fora da curva foi justamente o PT, que tem mais força entre aqueles que têm entre 16 e 34 anos de idade (32%) e menos entre os maiores de 55 anos (23%).
O Partido dos Trabalhadores também foi o único a variar de acordo com a formação acadêmica do eleitorado, perdendo preferência à medida que o entrevistado tinha mais anos de estudo.A variação foi de 15 pontos percentuais entre os que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental (34%) e os que declararam ter ensino superior (19%). Entre os que fizeram da 5ª a 8ª série do ensino fundamental (31%) e ensino médio (30%), a diferença foi mínima.
Considerando a renda familiar, apenas o PT teve variação atípica. Dentre os que dispõem de até um salário mínimo, a preferência é de 36% –o dobro do índice dos que têm mais de cinco salários (18%).
Segundo a pesquisa, católicos representam 31% dos eleitores que escolheram o partido, evangélicos, 24%, e adeptos de outras religiões, 27%. O levantamento não apontou a participação de ateus ou agnósticos.
(…) Entre as regiões do Brasil, Nordeste garantiu um índice de 46% ao PT, que teve 20% no Sul. No Sudeste, 24% dos entrevistados disseram preferir a sigla. O instituto divulgou os dados do Norte e do Centro-Oeste juntos (20%) .
A lucidez do povão é muito, muito maior do que é capaz de imaginar a nossa elite.
Lula, como desde a fundação, é a cara pública do PT, até contra a vontade de muitos de seus integrantes e a prova é a extensa lista de defecções que o partido sofreu.
A esquerda de verdade, a que conta, a do povo trabalhador, está unida em torno de seu nome e muito porque ele aceitou o caminho que lhe era imposto, neste martírio.
O resto é o elitismo e a empáfia – as quais não faltam, aliás, em alguns quadros do petismo – dos que querem dar ordens ao povo.
Não tendo sido, jamais, filiado ou militante do PT, por isso não estou longe dele, por desejar estar onde o povo trabalhador está. Só por isso você viu que este blog jamais se equivocou sobre os caminhos a seguir.
- no blog Tijolaço 
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário