LightBlog

GUARDA CIVIL É AFASTADO POR USAR SPRAY DE PIMENTA CONTRA ARTISTA E ROMEIROS EM JUAZEIRO DO NORTE


A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania informou, nesta quinta-feira (13), que um agente da Guarda Civil Municipal foi afastado de suas funções depois de usar spray de pimenta contra um artista de rua e romeiros. O episódio aconteceu na noite de ontem (12), na Praça Padre Cícero.
O homem atuava como “estátua humana” na praça quando foi abordado por três guardas civis, que tentaram retirá-lo do local. Segundo testemunhas, os agentes argumentavam que a legislação  municipal não permite esse tipo de atuação. No entanto, o artista não concordou, pois, segundo ele, sua atividade era legítima no âmbito federal.
Neste momento, alguns romeiros que frequentavam o equipamento público se aproximaram para acompanhar a ação. Muitos deles, manifestavam apoio à continuidade da atividade do artista. Minutos depois, um agente utilizou o spray de pimenta, dispersando o grupo. Em vídeo que circulou nas redes sociais, uma visitante afirma que o gás atingiu crianças. “É assim que Juazeiro recebe o romeiro?”, protestou.
Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que o afastamento do servidor foi uma medida cautelar. A Corregedoria da Guarda Municipal abriu sindicância para apurar as devidas responsabilidades. “A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania não acata, no âmbito da Corporação, esse tipo de procedimento equivocado, uma vez que o objetivo da pasta é promover a cidadania e o bem-estar social”, disse.
Depois de oito meses de reforma, a Praça Padre Cícero foi reaberta para circulação de pessoas no último sábado (8). No entanto, em acordo com os comerciantes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos determinou que não haverá mais comércio ambulante sobre o equipamento. Os permissionários dividirão as laterais da praça com trailers para não congestionar o local.
 - no Diário do Nordeste 
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário