OPOSIÇÕES AVANÇAM NAS CÂMARAS DO CARIRI



As Câmaras de Vereadores do Cariri estão registrando mudanças surpreendentes para esta segunda metade dos mandatos dos legislativos. Em, pelo menos, seis municípios as Câmaras serão comandadas pelas bases de oposição aos atuais prefeitos. Gestores de municípios como Milagres, Altaneira, Santana do Cariri, terão uma preocupação maior por estarem sobre ameaça de investigações promovidas pelas novas mesas.

A situação mais curiosa é em Aurora, onde o novo presidente é ligado ao ex-prefeito Carlos Macedo, principal nome da oposição, mas que parece estar mais próximo do prefeito Júnior Macedo, que da oposição ou qualquer discurso que promova tensão política. Para as gestões municipais, a mudança de rumo nos legislativos não preocupa. Eles garantes que tudo está sendo feito dentro da lei. Resta saber se os opositores pensam igual.

Como antes

Apesar da tendência de mudanças nas Câmara de vários municípios, em outras as mudanças foram apenas em cadeiras da mesa, permanecendo o mesmo comando. Esse é o caso dos legislativos de Caririaçu e Jardim. Em Caririaçu, o prefeito Edmilson Leite comemora a recondução do vereador Zé Irlando para a presidência da Casa. Na Câmara de Jardim continua à frente dos trabalhos o vereador Zé Napoleão, ligado ao prefeito Aniziário Costa.


A Câmara de Missão Velha perece dominada pela oposição. Na posse da nova mesa diretora, das quatro cadeiras, três foram ocupadas pelo grupo que se articula com os ex-prefeitos Gidalberto e Tardiny Pinheiro. O PT, principal partido da oposição, ocupou a presidência com o vereador José Nairton e as duas secretarias com os vereadores Eduardo Honorato e Aberto Pinheiro. O vice-presidente Cicero Menezes, do PDT, completa a mesa.

Para o prefeito Diego Feitosa (MDB), a preocupação aumentou ao ver que a eleição foi decidida de forma unanime. Na sessão solene do último dia 2 de janeiro, Tardiny e Gidalberto, além do vice-prefeito Rosemberg Dantas Filho, o Dr. Lorim, também compareceram para fortalecer ainda mais o discurso oposicionista. Durante a sessão não se falou em fiscalização a gestão Diego, mas a avaliação é que esse será um caminho natural.

 


A Câmara de Altaneira empossou sua nova mesa diretora no dia 1º de janeiro. Tudo normal não fosse a primeira vez que um vereador de oposição ganha a cadeira de presidente. A façanha é do vereador Professor Adeilton, reconhecidamente oposicionista, que venceu a eleição com os votos, inclusive, da base do prefeito Dariomar Rodrigues. O detalhe é que meses antes Adeilton deixava a liderança da oposição e na posse fez um discurso conciliador.

A dúvida é: será que ele continua na oposição? A resposta para essa pergunta virá com o tempo. O fato é que Adeilton e Dariomar, também, presente à sessão solene, discursaram no mesmo sentido. Pregaram a harmonia entre os poderes e a necessidade de parcerias. A tensão foi puxada pelo novo secretário da mesa, o vereador Flávio Correia, que garantiu: tudo é demagogia!

(no blog do jornalista Madson Vagner)

 




OPOSIÇÕES AVANÇAM NAS CÂMARAS DO CARIRI OPOSIÇÕES AVANÇAM NAS CÂMARAS DO CARIRI Reviewed by leiasempre on 10:53:00 Rating: 5

Nenhum comentário