CORTE DO PAU DA BANDEIRA EM BARBALHA

Foi dado o primeiro passo para a tradicional festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. Na manhã de sexta-feira, 17, os carregadores foram até o Sítio Flores cortar a árvore que servirá de mastro para erguer a bandeira do santo casamenteiro. O dia é de escolha, quando os populares definiram que um angico será o protagonista da festa que se tornou patrimônio imaterial brasileiro.

Desde as primeiras horas da manhã, os carregadores se reuniram e seguiram com destino à mata. Antes, porém, eles passaram pelo Mercado Central de Barbalha, tomaram um caldo e, em frente à Igreja Matriz, receberam as bênçãos do pároco Antônio José, como manda a tradição.

O angico que servirá de mastro para erguer a bandeira de Santo Antônio em 2019 tem 26 metros e mais de duas toneladas. Depois de ser cortado e tirado da mata, tem seus galhos cortados, é descascado e fica descansando na Cama do Pau, local reservado para a sua permanência até o dia do cortejo. A ação é desenvolvida com antecedência propositalmente, para que a matéria perca líquido e torne mais viável o cortejo pelas ruas da cidade, no dia 02 de junho.

Nessa segunda-feira, 20, foram recebidas cerca de 200 mudas nativas. Elas serão replantadas visando à preservação da mata nos trechos em que foram retirados mastros para a festa, nos últimos 17 anos. A iniciativa envolve as Secretarias de Cultura e Turismo e a de Meio Ambiente, cumprindo Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE),  que trata sobre a preservação da natureza.
Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário