ELIO GASPARI PEDE PARA MORO "DAR O PIRA"

O jornalista Elio Gaspari em artigo publicado disse para o ministro Sérgio Moro renunciar ao cargo devido ao escândalo denunciado pelo site The Intercept. 

Dar o pira. Acredito que a origem dessa expressão seja "beat it", que, em inglês, significa "cair fora". A pronúncia de "beat it" se parece com "pire"... o que teria dado origem à expressão nordestina "dar o PIRA", cujo significado seria também "cair fora". 

Segue o texto:

O jornalista Elio Gaspari, um dos mais influentes do país, passou a defender a renúncia do ministro Sergio Moro, em artigo publicado nesta quarta-feira. "As conversas impróprias de Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol enodoaram a Lava Jato e fragilizaram a condenação imposta a Lula pelo tríplex de Guarujá (SP). Se isso fosse pouco, a postura arrogante do ministro da Justiça nas horas seguintes às revelações do site The Intercept Brasil, obriga muitos daqueles que gostariam de defendê-lo a ficar no papel de bobos", diz ele. "O fato grave é ver um juiz, numa rede de papos, cobrando do Ministério Público a realização de 'operações', oferecendo uma testemunha a um procurador, propondo e consultando-o a respeito de estratégias", afirma o jornalista, que também condena o vazamento do grampo ilegal com a ex-presidente Dilma Rousseff, do qual Moro se vangloriou.


Gaspari diz ainda que 'as mensagens de Moro e de Deltan deram um tom bananeiro à credibilidade da Operação Lava Jato e mudaram o eixo do debate nacional em torno de seus propósitos". Gaspari avalia ainda que "a presença dos dois nos seus cargos ofende a moral e o bom senso."
Em outro ponto, o jornalista critica abusos cometidos ao longo do caminho. "Em nome de um objetivo maior, a Lava Jato e Moro cometeram inúmeros pecados factuais e algumas exorbitâncias, tais como o uso das prisões preventivas como forma de pressão para levar os acusados às delações premiadas. Como não houve réu-delator que fosse inocente, o exorbitante tornou-se conveniente. Ao longo dos anos, Moro e os procuradores cultivaram e, em alguns casos, manipularam a opinião pública. Agora precisam respeitá-la", pontua o colunista, que também condena o vazamento do grampo ilegal da ex-presidente Dilma Rousseff, do qual Moro se vangloriou.
"O viés militante de Moro e Deltan na Lava Jato afasta-os do devido processo legal, aproximando-os da República do Galeão, instalada em 1954 em cima de um inquérito policial militar que desaguou no suicídio de Getúlio Vargas", conclui Gaspari.
(no Brasil 247)
ELIO GASPARI PEDE PARA MORO "DAR O PIRA" ELIO GASPARI PEDE PARA MORO "DAR O PIRA" Reviewed by leiasempre on 05:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário