1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul acontece em Crato


O Prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires participaram na manhã de ontem, segunda-feira, 22, da abertura da 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul. O evento, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), acontece até o próximo dia 24, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Crato e tem como premissa avançar na implementação de mais um polo de fruticultura para incentivar o desenvolvimento regional no interior do Ceará, a partir da geração de emprego e renda. São mais de 29 municípios envolvidos, com destaque para o cultivo de 20 frutas.

Durante o encontro, serão discutidas estratégias e ações para a estruturação da cadeia produtiva da produção de frutas na região. Também será elaborada a carteira de projetos e o comitê gestor do Polo será oficializado. Além de palestras e dinâmicas de planejamento, os participantes terão atividades de campo, onde conhecerão as técnicas da fruticultura, tais como irrigação, colheita, poda, entre outros temas.

A ação contribuirá, também, na melhoria da quantidade e qualidade nos produtos brasileiros, oferecendo mais condições aos agricultores atenderem as demandas dos mercados nacional e internacional.

São parceiros da iniciativa no estado do Ceará a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), a Prefeitura Municipal do Crato e o Instituto Flor do Piqui.

Para o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, trata-se de um evento de grande importância, pois é a segunda rota sendo implantada no país. ”A rota da fruticultura do Cariri e Centro Sul é uma importante estratégia de qualificar e fomentar a cadeia produtiva da fruticultura nessas duas regiões cearense. Ela dará ênfase ao nosso potencial produtivo, especialmente o do Crato. Teremos um desafio de envolver toda a nossa cadeia produtiva, que também envolve o pequi. Isso significa "movimentar" a nossa produção agropecuária, especialmente a oriunda da agricultura familiar. Isso resultará em mais desenvolvimento sustentável e tecnológico, inclusão produtiva, aumento de renda das famílias envolvidas e assistência técnica” destacou.

“A aptidão do Cariri em termos de fruticultura é significativa, não tenho duvida que essa oficina será de grande valia para a preparação para um trabalho mais eficiente, temos uma região abençoada com recursos naturais, nossos trabalhadores rurais poderão ter um diferencial na sua produção de frutas. Desejo que no próximo ano estejamos comemorando o alcance e os resultados positivos desse projeto” disse o Prefeito Zé Aílton Brasil, que na ocasião ressaltou o sucesso da 68ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a ExpoCrato, feira que traz dividendos expressivos para o município.

Para saber mais:

Rotas da Integração Nacional – Os Polos de Fruticultura fazem parte das Rotas da Integração Nacional, que são redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento. Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o crescimento econômico e social das regiões atendidas.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul acontece em Crato 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul acontece em Crato Reviewed by leiasempre on 06:29:00 Rating: 5

Nenhum comentário