ARTIGO: COMO VENCER O MEDO DE INVESTIR?- POR EDUARDO MOREIRA


Costumo buscar explicações para nossas reações a partir daquilo que observo nos animais. Meu contato com os cavalos e a descoberta das semelhanças e paralelos que existem entre suas atitudes e as nossas me levaram a pensar assim.
Então descobri que sob o efeito do medo, os animais costumam apresentar ao menos uma dessas cinco reações:
1 - Fugir
2 - Camuflar-se
3 - Fingir estar morto
4 - Acionar proteções
5 - Atacar
Incrível... exatamente como nós!
Agora fazendo um paralelo com o mercado financeiro:
Fugir seria afastar-se de qualquer oportunidade de construção de riqueza, você não quer nem ouvir falar nesse assunto.
Camuflar-se diz respeito à não assumir o problema como nosso, ou seja, é só colocar a culpa nos bancos ou no governo da sua possível falta de conhecimento sobre investimentos e não fazer nada para mudar.
Fingir-se de morto é nossa tendência de ignorar uma ameaça e não tomar atitude alguma, esperando que ela desapareça sozinha. Quer um exemplo prático? Deixar dinheiro investido na caderneta de poupança mesmo sabendo que é um investimento péssimo
Acionar proteções está ligado à nossa capacidade de demonstrar traços psicológicos com os quais não estamos acostumados. Isso acontece muito quando somos influenciados, por exemplo no famoso “efeito manada”, que acontece quando você investe em algo só porque todo mundo está investindo.
Por fim, atacar é aquela reação pouco controlada às vezes até desesperada frente à uma ameaça. Exemplo: fazer uma sequência de investimentos errados tentando desesperadamente recuperar alguma perda e afundar cada vez mais num mar de dívidas.
Entender e aceitar nossas reações nos permite parar de brigar com o medo e alcançar uma distância que nos faz enxergar o problema através de um ponto de vista muito mais eficaz.
Esse é o primeiro passo para processar o medo de forma inteligente, o que nos dá a chance de enfrentá-lo. Essa atitude é tão nobre e real que a ela demos um nome: CORAGEM!
Em breve você deixará para trás o medo de investir... Prepare-se!

Eduardo  Moreira é economista

Share on Google Plus

About leiasempre

Leia Sempre

0 comentários:

Postar um comentário