GONZAGA MOTA, O HOMEM QUE DOA LIVROS

Fiquei bastante feliz com matéria publicada hoje no Diário do Nordeste sobre o projeto desenvolvido pelo escritor Gonzaga Mota,ex-governador do Ceará que considero uma  pessoa de amplo conhecimento, um intelectual.

Em um país onde as pessoas pouco ou nada leem surgir um projeto para divulgar escritores cearenses na capital e interior  do Estado é um verdadeiro banho na nossa alma. Precisamos conhecer mais os escritores cearenses e deve ter muita coisa boa escondida em livros com pouca tiragem.

Acredito que deve ter muito escritor cearense de muito talento que muitos de nós sequer sonhamos que existem esses escritores.

Gonzaga Mota nos revela ser uma pessoa de bom coração, preocupado coma cultura e a educação da nossa gente.

Espalhar esses livros pelo interior em escolas e outras instituições, para mim, é um passo fundamental  na partilha de conhecimento e para que todos possamos conhecer esses nomes da nossa literatura.

Gonzaga Mota com essa atitude simplesmente contribui para um Ceará mais culto, e ao mesmo tempo, um Ceará que resgata seus escritores,suas histórias, sua memória.

Não é exagero dizer que povo sem memória não tem muto futuro. Mas é um fato.O projeto do professor Gonzaga Mota é profundo e simples ao mesmo tempo.

Profundo pois toca em um ponto crucial: porque livros não  fazem parte de uma política de Estado, para que o incentivo a leitura seja o primeiro passo para um povo profundamente letrado e com conhecimento da vida.

Povo sem estudo, sem escola  e iletrado é bom para políticos desonestos e mal intencionados.

E o projeto é simples. Vamos fundar novas bibliotecas, ampliar outras, enfim, disseminar livros e cultura.

Em uma parte da matéria o professor diz: "Então, esse é o meu trabalho. Simples, solitário, mas apaixonante. Porque eu vejo que a cultura e a educação são tudo para que se tenha um povo com melhor qualidade de vida, em que um possa respeitar o outro. Me sinto, apesar de não ter nenhuma remuneração e apoio público, com vontade imensa de sempre continuar. Até onde Deus me dê força, porque educar é nobre".

Sem mais palavras, podemos apenas pedir todo apoio ao projeto do professor e escritor Gonzaga Mota.

Parabéns ao professor Gonzaga Mota, para mim, o homem que doa livros e cultura ao povo cearense.

Tarso Araújo, editor do site Leia Sempre
(leiasempre.com.br)

Leia a matéria completa sobre o projeto do professor  Gonzaga Mota no linkhttps://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/projeto-de-escritor-e-professor-cearense-doa-livros-para-escolas-publicas-da-capital-e-do-interior-1.2119741
GONZAGA MOTA, O HOMEM QUE DOA LIVROS GONZAGA MOTA, O HOMEM QUE DOA LIVROS Reviewed by leiasempre on 09:17:00 Rating: 5

Nenhum comentário