Aurélio Matias lança livro sobre resistência à ditadura no Cariri

O professor Aurélio Matias, historiador e dirigente do Sindicato Apeoc, lançará nesta segunda feira, dia 19, dentro da programação da Bienal Internaciona do Livro do Ceará, seu novo livro: Resistência, Rota de Fuga e Refúgio: o Cariri Cearense na Ditadura Militar. 
 
A obra é uma interpretação sociológica de como se deu o período ditatorial na região sul do Ceará, o autor aborda os aspectos políticos, econômicos da região, e apresenta depoimentos, alguns inéditos, de personagens que resistiram e foram vitimas do arbítrio. É  feita também a analise dos grupos que agiram na região, a AP- Ação Popular e o PCdoB - Partido Comunista do Brasil.  Entre os depoimentos constam falas de Ermengarda Sobreira, Eudoro Santana, Haroldo Lima, José Luís Guedes, Alanir Cardoso, dentre outros.
 
O livro é uma publicação do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará - INESP e será apresentado no evento pela médica e professora Helena Serra Azul, presa política.

# publicado no site Vermelho
Aurélio Matias lança livro sobre resistência à ditadura no Cariri Aurélio Matias lança livro sobre resistência à ditadura no Cariri Reviewed by leiasempre on 09:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário