Destaques da Veja: Amazônia, PIB do trimestre e Libertadores

Destaques da semana: Amazônia, PIB do trimestre e Libertadores
 
Pressão internacional contra queimadas continua e país descobre se entrou em ‘recessão técnica’; no futebol, brasileiros lutam por vaga na semi continental

Amazônia em chamas
Passada a reunião do G7 na França, no fim de semana, a pressão internacional sobre o governo de Jair Bolsonaro pelos incêndios na Amazônia não tende a diminuir. Enquanto tropas do Exército tentam debelar as chamas, o presidente deve se encontrar durante a semana com governadores da Amazônia Legal para debater a crise. Em outra frente, a Polícia Federal vai investigar possíveis origens criminosas das queimadas.

Recessão técnica?
O resultado da economia brasileira no segundo trimestre deste ano será divulgado na quinta-feira peloIBGE. Caso venha negativo, o país entra na chamada recessão técnica, termo usado quando o resultado de dois trimestres consecutivos é de retração. Entre janeiro e março desde ano, a economia encolheu 0,2%. A expectativa do mercado, porém, é que, apesar do ritmo lento, o PIB seja positivo. O Bradesco aposta em crescimento de 0,2% e o Itaú, de 0,5%. As previsões, entretanto, contrariam o IBC-BR, índice usado como prévia do PIB, que, no segundo trimestre, veio com queda de 0,13%.

Lula no STF
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF)julga na terça-feira a reclamação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ter acesso ao acordo de leniência firmado pela Odebrecht com o Ministério Público Federal e às provas dos sistemas Drousys e MyWebDay, usados para comunicação ente executivos da empreiteira e para organizar o pagamento de propinas. O recurso é relativo ao processo no qual o petista é acusado de ter recebido da construtora um apartamento em São Bernardo do Campo e um terreno para o Instituto Lula como contrapartida a contratações irregulares pela Petrobras. A defesa pede a suspensão do processo até que a defesa tenha todos os acessos pedidos. A votação pode indicar qual é o humor dos ministros do STF em relação a Sergio Moro, que era juiz nesse caso, depois do vazamento de conversas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba.

Deltan na berlinda
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deve aplicar na terça-feira a primeira punição a Deltan Dallagnol. O colegiado pode analisar uma reclamação apresentada pelo presidente do STF, Dias Toffoli, contra o procurador em razão de uma entrevista em que afirma que alguns ministros da Corte “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.

O Brasil na Libertadores
A semana terá uma agitada agenda esportiva, com a definição dos semifinalistas da Copa Libertadores. Na terça-feira, o Palmeiras, que venceu o primeiro jogo em Porto Alegre, receberá o Grêmio no Pacaembu, às 21h30. Um dia depois, o Inter, em desvantagem depois de perder por 2 a 0 no Rio, encara o Flamengo no Beira-Rio, também às 21h30. Boca Juniors x LDU e Cerro Porteño x River Plate fazem os jogos da outra chave.

Mais esporte
Começa no sábado, com oito partidas, o Mundial deBasquete da China. A seleção brasileira estreia no domingo, diante da Nova Zelândia, às 5h da manhã, na cidade de Nanquim. No mesmo dia, a seleção americana, atual bicampeã e favorita, encara a República Checa.
 
Costuras italianas
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, deverá concluir na terça-feira as negociações sobre a formação de uma nova coalizão de sustentação ao governo e consequente indicação de um novo primeiro-ministro. Mattarella quer evitar a convocação de novas eleições parlamentares neste ano e, dessa forma, atrapalhar os planos do ministro do Interior, Matteo Salvini , presidente do partido de extrema direita Liga de subir ao poder. Até a semana passada as conversas se davam entre a legenda antissistema Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.
 
Western sertanejo
Terceiro longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho, de O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016),Bacurau estreia na quinta-feira nos cinemas brasileiros credenciado pelo prêmio do Júri no Festival de Cannes . A produção, dirigida em parceria com Juliano Dornelles e estrelada por Sônia Braga, conta a história de um povoado fictício localizado no sertão brasileiro. Depois da morte da matriarca local, estranhos episódios começam a acontecer e os habitantes chegam à conclusão que estão sendo atacados por um inimigo invisível.
 
Relatório da Previdência
A expectativa é que o relator da reforma da Previdênciana CCJ do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), finalmente apresente uma versão de seu parecer nesta semana. A previsão inicial era que o senador entregasse uma versão preliminar na última sexta-feira – o que não aconteceu. O adiamento atrasou o cronograma da reforma na CCJ. Tasso já adiantou que vai manter o “coração” da proposta e que mudanças devem ser incluídas em uma PEC paralela, para evitar que o texto principal volte à Câmara.

Acompanhe tudo em www.veja.com.br
Destaques da Veja: Amazônia, PIB do trimestre e Libertadores Destaques da Veja: Amazônia, PIB do trimestre e Libertadores Reviewed by leiasempre on 16:36:00 Rating: 5

Nenhum comentário