Rota Cariri vai passar pelo Crato

Flávio Dino pode ser o nome das esquerdas em 2022?







O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) pode ser considerado um dos melhores nomes para as esquerdas na disputa para presidente da República no ano de 2020.

Flávio Dino é governador pelo PC do B, partido pelo qual já foi deputado federal.
Flávio Dino é um ex-juiz federal e teve uma carreira no serviço público como juiz federal (1994/2006), é professor universitário e já foi presidente da Embratur.

Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PC do B da Maranhão, sendo considerado em 2010 um dos mais influentes políticos brasileiros pelo  DIAP. Ele foi eleito com mais 120 mil votos.

Em 2014   venceu as eleições pra o Governo do Maranhão e em 2018 conseguiu a reeleição em primeiro turno com 59 por cento dos votos válidos.

Dino, filiado ao Partido Comunista do Brasil se define como cristão e católico e defende explicitamente seus pontos de vista citando a Bíblia como no episódio de uma entrevista em que ele definiu que o procedimento do cidadão que defende o socialismo deve ser o mesmo de um cristão.

Flávio Dino é um fervoroso crítico do governo Bolsonaro e defende que seu governo no Maranhão não leva ideologia para a escola, defende a ampliação de gastos e investimentos sociais, e se coloca como defensor do Estado Democrático de Direito e do sistema republicano.

Flávio Dino se coloca contra a atual reforma da previdência e apontou diversos caminhos para a previdência, começando pelo incremento da economia como ponto fundamental para o crescimento econômico e a diminuição do desemprego. Defende que a reforma deprime a demanda e não vai aumentar os investimentos. Para Dino a reforma tributária teria que vir primeiro por ser mais importante.


O governador sempre defendeu a inocência de Lula e protagonizou a formação de uma rede da legalidade quando do golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência da República.

Além das firmes posturas de esquerda e progressista e de compromisso com a democracia brasileira, Dino credita que o Brasil deve ter um novo pacto para manter as instituições, a democracia e evitar cair em um regime de exceção ou numa ditadura.
O ponto negativo do governador é que conduz um estado pequeno se compararmos o Maranhão no Nordeste. Ele precisa ainda de um amplo arco de alianças.

Outro empecilho é o próprio PT que pelo que se presume não tem a mínima vontade de abrir a mão da cabeça de uma chapa majoritária. Até mesmo o próprio Lula na última entrevista que concedeu deixou pistas de que Fernando Haddad seria esse nome para 2022.

O PT não abrindo mão da cabeça da chapa majoritária, acredito que esfacela a esquerda. Se o PT topar não ter o nome encabeçando a chapa abriria caminho para nomes como Flávio Dino que tem enorme potencial e competência, basta analisar os dados de sua gestão no Maranhão.

Nos bastidores, entretanto, apontam que Flávio Dino pode ir ao PSB para viabilizar sua candidatura. Mas não abre mão do apoio do PC do B seu partido de origem. Mesmo sendo um dos partidos mais antigos do Brasil, o PC do B não tem a envergadura e a bancada do PSB.

O problema das esquerdas é que geralmente aparecem mais caciques que índios.  Mas, para 2022 se não estiver unida pode caminhar para mais uma derrota.


# por Tarso Araúho, editor do blog Leia ASempre
Flávio Dino pode ser o nome das esquerdas em 2022? Flávio Dino pode ser o nome das esquerdas em 2022? Reviewed by leiasempre on 05:36:00 Rating: 5

Nenhum comentário