UNE aponta 5 motivos para você ir às ruas neste terça,13

O tsunami estudantil que ocupou as ruas de todo país no último mês de maio, volta agora no dia 13 de agosto para mostrar que a luta não para. A UNE está convocando todos os estudantes a organizarem a resistência contra os cortes no orçamento das universidades públicas. Confira os motivos pelos quais estar nas ruas no terceiro tsunami pela educação vale a pena:

1 – BOLSAS SUSPENSAS

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) suspendeu neste mês de julho a divulgação dos selecionados para a segunda fase de um edital de concessão de bolsas de pesquisa científica. A entidade afirmou que está sem recursos financeiros e que a suspensão vai até o dia 30 de setembro.

2 – FUTURE-SE?

O novo projeto lançado pelo MEC ignora o problema imediato das universidades que permanecem sem recursos e podem ter suas gestões terceirizadas para Organizações Sociais. É a universidade pública nas mãos do mercado!

3 – FANTASMA DA PRIVATIZAÇÃO

Sucatear as universidades é um dos passos para privatizar a educação pública. Ao passo que recursos são retirados, empresas aparecem como solução para o financiamento.  A educação deve ser de todos!

4 – ATAQUES À CIÊNCIA

O presidente Jair Bolsonaro segue questionando dados científicos produzidos por institutos de pesquisa federal. “Tenho a convicção que os dados são mentirosos” foi uma das inúmeras das frases usadas por ele para desmerecer as informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento da Amazônia.

5 – AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA EM RISCO

O decreto 9794/2019 assinado por Bolsonaro altera o sistema de nomeações para cargos no governo e concede à Secretaria de Governo, comandada pelo General Carlos Alberto dos Santos Cruz, o direito de avaliar a nomeação de reitores das instituições federais de ensino superior.
UNE aponta 5 motivos para você ir às ruas neste terça,13 UNE aponta 5 motivos para você ir às ruas neste terça,13 Reviewed by leiasempre on 06:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário