URCA é a universidade com menor índice de abandono do Brasil

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está a instituição de ensino superior do Brasil com o menor índice de evasão, segundo a plataforma Quero Bolsa, que utiliza dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de abandono é de apenas 4,47%, ou seja, a cada 100 alunos matriculados na universidade, menos de cinco abandonam o curso antes de se formarem.

Mais de 90% dos seus alunos são egressos de escolas públicas, ressaltando o importante papel social na região Sul e Centro-Sul do Estado do Ceará, abrangendo em seu raio de atuação, estudantes de outros estados da federação, como Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, entre outros.

Segundo o reitor da URCA, o professor Francisco do O’ Lima Júnior, isso demonstra a macro estratégia que o Governo do Estado tem tido em valorizar a educação, começando pela básica, em todos os seus níveis. “No caso da URCA, esse é um trabalho bem articulado que envolve todos os segmentos da comunidade acadêmica, desde a gestão superior se empenhando em um conjunto de ações consolidadas de assistência estudantil. Isso, num esforço articulado de todas as esferas, e envolve outros atores da comunidade acadêmica. Desde os servidores que atuam em todas as esferas administrativas e principalmente aos estudantes”, afirmou.

“A universidade é uma possibilidade de transformação nas vidas”, enfatiza o reitor. Para ele, os alunos entram na instituição, têm o orgulho de ser URCA e finalizam seus cursos dentro dos prazos estabelecidos no plano político pedagógico de cada curso, num esforço muito grande, e colocam a instituição dentro de uma condição de destaque nacional, das universidades públicas.

“Isso indica que é acertada a opção pelo ensino superior, gratuito e de qualidade, e uma universidade cada vez mais ampla e com compromisso social, de entregar nos prazos estabelecidos profissionais formados à sociedade”, avalia.

O segundo menor índice ficou com a da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com uma taxa de 6,74%, seguida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a taxa de 6,90%, a terceira mais baixa do país.

# no jornal Diário do Nordeste
URCA é a universidade com menor índice de abandono do Brasil URCA é a universidade com menor índice de abandono do Brasil Reviewed by leiasempre on 07:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário