Vijay Prashad: "guerra híbrida em curso no mundo contra o povo"

"Existe uma guerra híbrida em curso no planeta. Os processos democráticos estão essencialmente sendo destruídos a serviço de uma forma muito limitada de governo de elite contra o povo", sentencia Vijay Prashad. O jornalista e historiador indiano está no Brasil para o lançamento do livro "Estrela Vermelha sobre o Terceiro Mundo", pela Editora Expressão Popular, recontando a partir de uma nova perspectiva a Revolução Russa de 1917. Em meio aos compromissos de lançamento da obra, ele concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem do Brasil de Fato.
Diretor do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Prashad também falou sobre fascismo, a prisão de Lula, a ascensão de governos conservadores ao redor do mundo, a organização dos trabalhadores e os BRICS, o mercado comum entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que pode ganhar novos contornos com a ascensão de políticos como Jair Bolsonaro, Narendra Modi e Cyril Ramaphosa no Brasil, na Índia e na África do Sul, respectivamente. 
"O BRICS sempre foi limitado pelo caráter de classe dos governos. E vai continuar assim, porque ele é importante. As empresas do Brasil querem entrar no mercado indiano. Então o BRICS não vai se dissolver. As pessoas acham que o BRICS é um instrumento político, com aquela ideia do multilateralismo. Mas essa é uma abordagem bastante equivocada", analisa.
Confira a entrevista na íntegra no site:  www.brasildefato.com.br
Vijay Prashad: "guerra híbrida em curso no mundo contra o povo" Vijay Prashad: "guerra híbrida em curso no mundo contra o povo" Reviewed by leiasempre on 18:11:00 Rating: 5

Nenhum comentário