Amazônia em Chamas: jovens brasileiros realizam a “Semana para o Futuro Global” em defesa da floresta

A imagem acima mostra jovens esperando a chegada da ativista ambiental Greta Thunberg em Nova York após uma viagem de 15 dias pelo Atlântico na quarta-feira, 28 de agosto de 2019 - (Foto: Michael Appleton / Mayoral Photography Office/ Fotos Públicas)

No site Amazônia Real.
A manifestação “Greve Global pelo Clima” iniciada na Europa pela estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, e que levou milhares de jovens a protestar contra o descaso dos governantes sobre as mudanças climáticas, em 2018, chega as capitais brasileiras que abrigam o bioma Amazônia. Pela primeira vez, estudantes de Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), São Luís (MA) vão fazer o protesto que recebeu o nome de “WeekForFuture global” (em português Semana para o Futuro Global). O ato, que inicia nesta sexta-feira (20) e segue até o próximo dia 27, conta com atividades educativas e conscientização sobre a preservação da floresta amazônica, que enfrenta este ano o aumento das taxas de desmatamentos e queimadas, além de um descaso na política ambiental do governo de Jair Bolsonaro (PSL).
 No Brasil, mais de 40 cidades, em mais de 20 estados, estão mobilizadas para realizar o protesto “Semana para o Futuro Global”, que conta com o apoio de organizações de estudantes, ambientalistas, movimentos sociais, partidos políticos e ativistas.
 No mundo, de acordo com a organização “Fridays For Future”, criada pela estudante Greta Thunberg, estão confirmados eventos da “Semana para o Futuro Global” em mais de 4.500 cidades de 180 países, incluindo a Antártida. Mas esses números estão mudando a todo instante, pois jovens de todo mundo estão aderindo ao protesto. A ação antecede Cúpula de Ação Climáticas (Climate Action Summit) da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa no dia 23, em Nova York (EUA).
 A programação em Manaus começará com a aula pública “Amazônia e as Mudanças Climáticas”, às 17h30, na Casa das Artes no Largo de São Sebastião, no centro da cidade. Na próxima quarta-feira (25), um grupo de voluntários estará no Terminal de ônibus 1, na Avenida Constantino Nery, falando à população sobre as mudanças climáticas e suas consequências para o planeta. Na sexta-feira (27), finalizando a semana, haverá um ato a partir das 15h, na Praça da Saudade, também no centro da capital amazonense.
 A programação da “Semana para o Futuro Global”, segundo os organizadores, em Belém (PA) está prevista para acontecer na Escadinha do Cais do Porto, na Av. Presidente Vargas, às 17h. Em Macapá (AP), no Parque do Forte, às 16h. Em São Luís (MA), será na Praça Deodoro, às 15h.  
Excluindo apenas o estado de Macapá, os outros oito estados da Amazônia enfrentam alta de incêndios florestais deste o mês de junho, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou um aumento dos desmatamentos e também das queimadas. Os protestos contra a política negacionista do governo do Jair Bolsonaro, que culpou as organizações não governamentais pelos incêndios, foram convocados por movimentos em todo o mundo. 
Leia a matéria completa no amazoniareal.com.br
Amazônia em Chamas: jovens brasileiros realizam a “Semana para o Futuro Global” em defesa da floresta Amazônia em Chamas: jovens brasileiros realizam a “Semana para o Futuro Global” em defesa da floresta Reviewed by leiasempre on 06:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário