Cagece retira 1,5 tonelada de lixo do esgoto de Juazeiro do Norte

No Diário do Nordeste

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou um serviço de limpeza de sua rede coletora de esgoto no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, e retirou 1,5 tonelada de resíduos sólidos. Os técnicos da companhia estiveram em diferentes ruas daquela localidade para executar o serviço, a fim de evitar ocorrências de obstrução e extravasamento de esgoto nas vias.
Ao todo, foi percorrido cerca de 1,5 quilômetro de tubulação da rede coletora localizada nas ruas Padre Nestor, Virgínia de Mendonça, Rua Perpetuo Carneiro da Cunha e na Avenida Paraíba. Na Rua Capitão Coimbra o serviço encontra-se em fase de conclusão. Entre os materiais encontrados na tubulação estão areia, sacos plásticos, copos descartáveis, entre outros.
De acordo com a supervisora de tratamento de esgoto e meio ambiente da Cagece em Juazeiro, Juliana Filgueiras, esta ação tem o objetivo de evitar a ocorrência de extravasamento de esgoto, já que a presença de sólidos prejudica o bom funcionamento do sistema.
“Trata-se de uma manutenção preventiva na rede de esgoto, para evitar extravasamento, mas é importante que as pessoas não joguem resíduos sólidos na rede de esgoto, realizem limpezas quinzenais nas caixas de gorduras e deixem as caixas de inspeção sempre acessíveis. O lixo também deve ser disponibilizado para a coleta e não destinado à rede de esgoto. Isso ajuda a evitar o assoreamento da rede e dos equipamentos”, explica Juliana.
Cuidados
A rede coletora de esgoto da Cagece é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para a estação de tratamento e não deve receber resíduos sólidos, nem água de chuva. Para evitar transtornos, a orientação é não jogar restos de comida e óleo na pia, não jogar lixo na rua e nem rede de esgoto e não levantar a tampa dos Poços de Visita (Pvs), que devem ser manuseados apenas por técnicos da companhia.
Em períodos chuvosos, a água deve ser destina para a rede drenagem, que é de responsabilidade das prefeituras municipais e é utilizada para escoamento de água pluvial.
Em casos de extravasamento de esgoto, a companhia conta com a colaboração da população para entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat da Gesse, a assistente virtual da companhia que atende pelo site.


Cagece retira 1,5 tonelada de lixo do esgoto de Juazeiro do Norte Cagece retira 1,5 tonelada de lixo do esgoto de Juazeiro do Norte Reviewed by leiasempre on 03:38:00 Rating: 5

Nenhum comentário