Exposição fotográfica com mestres do reisado segue até domingo (29) em Juazeiro do Norte

No Diário do Nordeste

A exposição fotográfica “Terreiro em Movimento”, que apresenta 12 mestres e mestras de reisado do Cariri, estará em cartaz até o próximo domingo (29), no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, em Juazeiro do Norte. O trabalho foi concebido pelo fotógrafo turco Emrah Kartal, que reside no Brasil há 10 anos e no Ceará há cinco.

Com seu olhar trilhado para a tradição popular desde que chegou ao Brasil, Katal retrata mestres e mestras de Crato e Juazeiro do Norte como Lúcia, Aldenir, Tico, Luiz, Mosquito, Mazé, Waldir, Zezinho, Antônio, Raimundo, Tarcísio e Cicinho. A exposição faz parte da comemoração dos cinco anos do projeto Canto de Reis e tem a realização da Associação Movimentos.

Ontem (25), um grupo de estudantes da Escola Clotilde Saraiva Coelho realizou uma visita ao espaço que contou com a mediação da coordenadora do Núcleo Marcus Jussier, Maria Gomide. Este trabalho integra o programa Educação é+ Cultura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, que realiza no espaço ações educacionais integradas às atividades culturais.

Em uma roda de conversa, os alunos foram estimulados a refletir sobre os interesses que eles têm sobre a cultura popular. “A gente vai estabelecendo um diálogo que seja enriquecedor a partir da dinâmica, da vivência e da realidade cultural desses jovens, assim, a gente insere esse programa dentro de um âmbito da educação. É uma formação cultural para as próximas gerações”, destaca Maria Gomide.
Cotidianamente, o Núcleo Marcus Jussier recebe visita de alunos de escolas públicas e privadas para participarem de atividades relacionadas à cultura popular desenvolvida naquele equipamento. Muitos deles passam a ter contato com essa arte pela primeira vez.

A professora de Língua Portuguesa, Islávia Bezerra, que agendou a visita, comenta que essa é uma oportunidade de fazer com que os alunos se aproximem de forma mais efetiva daquilo que eles aprendem em sala de aula. “É importante trazermos os nossos alunos para vivenciar esse conhecimento em relação à cultura da nossa região”, enfatiza a docente.
Exposição fotográfica com mestres do reisado segue até domingo (29) em Juazeiro do Norte Exposição fotográfica com mestres do reisado segue até domingo (29) em Juazeiro do Norte Reviewed by leiasempre on 03:34:00 Rating: 5

Nenhum comentário