Juazeiro do Norte vai investir 478 milhões em saneamento básico

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, anunciou o maior projeto de saneamento básico da história do Município, com recurso total de R$ 478.792.930,14. Através de contrato assinado com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o valor milionário será investido nos próximos anos para universalizar o sistema de saneamento básico. Uma pesquisa realizada pela Trata Brasil, em 2016, apontou que apenas 21,1% da população juazeirense tem acesso aos serviços de esgoto, enquanto 23,8% tem água tratada.

O encaminhamento do projeto, com contrato assinado entre a Cagece e Governo do Estado, contando com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), através do Programa de Parceria de Investimentos – PPI, traz a modelagem de uma parceria público-privada, com a finalidade de atingir a universalização do serviço de esgotamento sanitário, promover melhorias operacionais e reduzir perdas de água nos sistemas, nas regiões metropolitanas do Estado.

Os projetos destacam as ações de Juazeiro do Norte a serem executadas. Isso, com o menor impacto tarifário possível, tendo em vista o contrato de delegação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que venha contemplar a amortização dos investimentos no prazo de 35 anos. Com isso, o período de prestação de serviços da Cagece para a cidade de Juazeiro do Norte passa a ser até 2055.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte assina o contrato com a Cagece, tendo em vista realizar o mais importante projeto de saneamento já visto na história do Município, nos últimos anos, universalizando os serviços de água e esgoto, com melhoria para a saúde, meio ambiente, e a qualidade de vida da população.

Os projetos desenvolvidos em Juazeiro do Norte envolvem desde ampliação no sistema de abastecimento nos bairros São José, Aeroporto e Triângulo, a substituições de ligações prediais e redes de abastecimento de água, elaboração de projetos de abastecimento, ampliação e melhoria do sistema, previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, e a universalização do sistema de esgotamento sanitário. Alguns já estão em atividade de preparação de licitação, outros em captação de recursos financeiros.
Juazeiro do Norte vai investir 478 milhões em saneamento básico Juazeiro do Norte vai investir 478 milhões em saneamento básico Reviewed by leiasempre on 08:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário