No Cariri, IACC lança aplicativo para diagnóstico de Câncer

O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), que atualmente dá assistência a 45 crianças e adolescentes com câncer infanto-juvenil, se alia à tecnologia para a criação de um aplicativo que dará suporte na detecção da doença. Intitulado Amigos da Cura, o app tem o intuito de dar celeridade na descoberta da doença, que apresenta maior chance de cura quando diagnosticada mais cedo. A previsão é que ainda este mês o app seja apresentado e, em breve, tenha início o funcionamento.

De acordo com Danilo Campos, gerente de projetos do IACC, o “Amigos da Cura” surgiu com o intuito de melhorar a logística do diagnóstico precoce. Através dele, profissionais como agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros de Postos de Saúde da Família (PSF’s) terão contato com vídeoaulas e espaço de discussão dos casos suspeitos. A intenção é que haja acompanhamento no andamento das investigações sobre o câncer e os pacientes com suspeita da doença cheguem mais rápido ao atendimento.

Com a criação do app, os municípios participarão, através das Secretarias de Saúde, com termos de cooperação. Para tanto, serão ofertados tanto capacitação sobre o funcionamento da plataforma como um livreto explicando sobre ela. Como explicou Danilo, tudo será útil para que se torne uma política pública e os médicos pensem ainda mais sobre o câncer. “É necessário que isso aconteça”, contou.

Ainda no primeiro semestre do ano, o IACC inaugurou, junto à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica. Já em junho, houve a inauguração de um novo Centro de Oncologia, no Hospital São Vicente, em Barbalha, cidade em que o IACC foi criado, ainda em 2002. “A gente vê que é necessária maior divulgação, para que consiga alcançar mais pessoas que tenham suspeitas de câncer”, destacou Danilo, que informou que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a descoberta de 12.500 casos da doença no ano de 2019.
No Cariri, IACC lança aplicativo para diagnóstico de Câncer No Cariri, IACC lança aplicativo para diagnóstico de Câncer Reviewed by leiasempre on 04:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário