Prefeito Arnon Bezerra dialoga com representantes da comunidade surda

Com a aproximação do Dia do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro, representantes da comunidade surda de Juazeiro do Norte se reuniram com o Prefeito Arnon Bezerra para dialogar sobre a urgência na redução de barreiras de comunicação que as pessoas com deficiência auditiva enfrentam diariamente.
Entre os representantes estavam o Professor do Curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri, Mardônio Oliveira, a coordenadora e o intérprete da Central de Interpretação de Libras de Juazeiro do Norte, Cleide Barbosa e Romário Garcia, que solicitaram apoio para a reabertura do Instituto Transformar (Intra), que durante muitos anos desenvolveu no Cariri atividades de acompanhamento e socialização com surdos e pessoas com deficiência auditiva.
O Prefeito Arnon Bezerra achou válida a solicitação e pediu que fosse realizado um projeto com as demandas e sugestões.  
Semana do Surdo
Durante toda a Semana, a comunidade tem se organizado com a XI Semana do Surdo que promove diversas atividades como palestras e capacitações da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No dia 26 de setembro, será realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), passeata de conscientização que percorrerá as principais ruas do Centro de Juazeiro do Norte.
Juazeiro do Norte tem avançado nos projetos de inclusão social e produtiva de surdos e deficientes auditivos. A Central de Interpretação Libras (CIL), criada desde o início da gestão municipal, tem promovido oficinas, palestras, cursos de capacitação e acompanhamento no intuito de transformar a inclusão social dos surdos do Cariri em realidade.

Fotos: Lino Fly
Prefeito Arnon Bezerra dialoga com representantes da comunidade surda Prefeito Arnon Bezerra dialoga com representantes da comunidade surda Reviewed by leiasempre on 03:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário