Rota Cariri vai passar pelo Crato

Brava gente nordestina limpa as praias do desastre ambiental


(do chargista e jornalista Borega)

Por Tarso Araújo, editor do Leia sempre

Tenho acompanhado atentamente nas redes sociais, principalmente no twitter o registro de que o próprio povo nordestino tem ido às praias atingidas por óleo para limpar esses espaços paradisíacos que são nossas belíssimas praias.

Temos visto também vídeos e fotos desse que pode ser um dos maiores desastres ambientais no Nordeste.

Apóspassar um bom tempo vendo tudo, lendo elogios aos nordestinos me lembrei que tal qual no caso dos incêndios na Amazônia o desgoverno Bolsonaro e seu ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles não tem compromisso nenhum com o meio ambiente, com nossas praias e com  o Nordeste, tampouco o com o desenvolvimento econômico do Nordeste que tem em suas praias um sinônimo de turismo e empregos.

Isso, são belas as nossas praias e nos dão dinheiro com o turismo e com a pesca.

Com esse acidente vimos depoimentos de comunidades de pescadores, turistas, cearenses, nordestinos, todos preocupados mas ao mesmo tempo se empenhando em limpar na marra e no braço as praias do Nordeste brasileiro.

Um belo exemplo dá o nosso Nordeste que não se dobra a um governo incompetente e obscurantista e que age sempre de forma mal intencionada.

O governo nada faz. Como tem muita vontade de destruir as instituições brasileiras esse mesmo governo vem sendo denunciado por uma matéria na Folha de São Paulo que Bolsonaro desmontou os comitês criados para agir nesses desastres ambientais.

Parece agir o governo e o próprio Bolsonaro com a nítida prática de destruir. Desmonta os instrumentos para coibir as crises e em seguida cruza os braços para o problema.

A salvação será o povo nordestino por um lado e o Ministério Público Federal que tem obrigação de investigar as causas desse acidente, apontar os culpados e abrir processos para punir quem fez isso.

A omissão do governo Bolsonaro não pode ser maior que a vontade do povo nordestino em proteger nossas praias.

Concordo com o que escreveu o jornalista caririense Xico Sá nas redes sociais:

Assim como água e óleo não se misturam, o povo nordestino não se liga ao fascismo da nova ordem bolsonarista. Essa brava gente limpa as praias e supre a ausência total de governo #OleoNoNordeste

E que diz o jornalista Leandro Demori, editor do site The nIntercept Brasil:

O Nordeste é o melhor do Brasil

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Só para lembrar: no mês de abril deste ano em uma simples canetada com uma provável bic o presidente Bolsonaro extinguiu dezenas de conselhos da administração federal. Entre eles, comitês que integravam o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), instituído em 2013.

Só para lembrar 1: o presidente viajou. mas, sem resolver o problema.

Só para lembrar 2: a ilustração desse texto é do jornalista e chargista baiano Borega e diz muito bem o que muitos nordestinos estão pensando no momento.


Brava gente nordestina limpa as praias do desastre ambiental Brava gente nordestina limpa as praias do desastre ambiental Reviewed by leiasempre on 06:43:00 Rating: 5

Nenhum comentário