Caminhada encerra programação do ‘Setembro Amarelo’, em Santana do Cariri

A prefeitura de Santana do Cariri, por meio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu na manhã desta segunda-feira,30, caminhada de encerramento das ações do setembro amarelo, mês de prevenção ao Suicídio. A concentração se deu em frente à praça do colégio Adrião do Vale Nuvens, seguindo pelas principais ruas da cidade, encerrando no Calçadão Municipal.

A caminhada contou com a presença da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo; dos alunos da Escola Municipal Hermano Chaves Frank, que abrilhantaram o percurso com a sua fanfarra e balizas; estudantes das escolas municipais Generosa Amélia da Cruz e Rachel de Queiroz e da rede particular de ensino do Instituto Psicopedagógico. Os idosos usuários do Centro de Referência em Assistência Social- CRAS e os dos profissionais fizeram parte do momento.

A psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social, Danúsia Lacerda falou sobre o setembro amarelo e a importância da prevenção, "este assunto é muito complexo e multifatorial, e que gera diversos traumas para as famílias envolvidas; no entanto, mais que nunca, é preciso falar sobre ele. Antes achava-se que quanto menos falasse, melhor, porque (a ideia) não iria se propagar; mas hoje percebemos que é o contrário, é necessária a discussão para que possamos ajudar o maior número possível de pessoas. O município disponibiliza de quatro profissionais da psicologia, duas na Assistência Social, uma na Saúde e uma na Educação, portanto, se você estiver se sentindo deprimido ou passando por algum tipo de crise, não hesite em procurar uma de nós, é para isso que existimos, para ajudar", explicou.

Durante todo o mês de setembro, a prefeitura por meio das suas secretarias, realizou diversas atividades e ações de conscientização e prevenção ao suicídio. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que, nos últimos três anos, o município apresentou vinte e cinco casos de suicídio, um dado alarmante e por esta razão, a gestão municipal tem mobilizado profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social para prestarem assistência àqueles que necessitam de ajuda.
Caminhada encerra programação do ‘Setembro Amarelo’, em Santana do Cariri Caminhada encerra programação do ‘Setembro Amarelo’, em Santana do Cariri Reviewed by leiasempre on 07:44:00 Rating: 5

Nenhum comentário