Iniciadas comemorações aos 50 anos do Monumento do Padre Cícero

A solenidade de estreia foi realizada na manhã desta terça - feira, 29, no auditório do Memorial Padre Cícero, com as presenças dos secretários municipais, vereadores, profissionais da Educação e pesquisa e alunos da rede pública de ensino do município.

   A Banda Municipal Padre Cícero abriu a cerimônia de lançamento da 1° Mostra de Literatura de Cordel de Juazeiro do Norte.  Na ocasião, foi declamado pela cordelista Rosário Lustosa  "O Monumento ao Padre Cícero", de Expedito Sebastião da Silva.
    A obra teve nova publicação através Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secult, em uma ação da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio Silva Bem, com objetivo de homenagear o autor e poeta juazeirense.
     Na ocasião foram distribuídas junto aos cordéis milhares de fitinhas comemorativas alusivas à comemoração dos 50 anos de construção da estátua.
     O secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, destacou a festa como uma celebração que veio em boa hora, por se tratar de um momento de desenvolvimento, que não apenas Juazeiro do Norte, mas toda a região vivencia.
    Na oportunidade anunciou que o Cariri irá passar a integrar o mapa do turismo nacional e que a região será lançada como destino turístico brasileiro em 2020. "Isso reflete a força do pontecial da história, cultura e legado erguido por esta gente, na qual Juazeiro do Norte e Padre Cícero tiveram grande responsabilidade", ressaltou.

    O Secretário de Cultura do Município, Renato Fernandes, relembrou que o fenômeno vivido até então na cidade contrariou as machetes dos jornais da época após a morte do Padre Cícero, que desacreditavam de seu crescimento e perpetuação. 
"A força do fundador da cidade é tão grandiosa que hoje toda memória em torno dele, seja ela religiosa ou afetiva, está refletida em uma cidade cada vez maior, mais desenvolvida e efervescente", reafirmou.
Doação de acervo
     A manhã foi encerrada com a exibição do filme Viva o Cariri, com a direção de Geraldo Sarno. O período da tarde foi marcado pela assinatura do termo de doação do acervo do memorialista Daniel Walker à Fundação Memorial Padre Cícero, com a presença de familiares, e da viúva do pesquisador, Teresa Neuma.

Fotos: Carlos Lourenço / Lino Fly

# por Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Iniciadas comemorações aos 50 anos do Monumento do Padre Cícero Iniciadas comemorações aos 50 anos do Monumento do Padre Cícero Reviewed by leiasempre on 05:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário