Juazeiro do Norte protagoniza debate sobre cidades inovadoras e inclusivas em evento da ONU

Foto: Diego Coelho/UFCA
Ocorre no dia 31 de outubro uma palestra do Circuito Urbano da ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), onde Juazeiro do Norte além de sede, irá protagonizar discussões sobre “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e perspectivas futuras de construção do espaço urbano caririense. O evento em si irá ocorrer de 7 a 16 de outubro, em culminância da abertura da Semana de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sendo que a palestra com o tema só ocorre no fim do mês.
A UFCA, inclusive, participa do evento trazendo o Décimo Primeiro Cidades em Debate, que ocorre em parceria com o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (Lacite) e o Observatório das Cidades do Cariri, celebrando o Dia Mundial do Habitat. Em virtude de replanejamento, a palestra inicia às 8h do dia 31 de outubro, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, e dispõe de inscrições no site do evento.
A programação inclui a realização de dois painéis temáticos que abordarão a discussão sobre cidades, inovação e sustentabilidade urbana, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. No período da tarde será realizada a oficina “Que Cidade Queremos?”, cujo objetivo é elaborar um repertório de ações propositivas e identificar possibilidades de incidência nas políticas públicas para as cidades do Cariri.
Representando a UFCA, Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) e o Programa Paidéia Cidade Educadora, por meio da Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas (RESIPP), integram o Circuito Urbano da ONU Habitat, no dia 16 de outubro, com uma mesa redonda “Em busca da cidade inovadora, inclusiva e sustentável: experiências no Cariri cearense”.
O evento também contará com a presença da Secretária de Educação de Brejo Santo, Ana Jaqueline Braga Mendes; da arquiteta e ex-secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Gizele Menezes; e dos professores da UFCA Diego Coelho, Polliana Luna e Willian Fernando Domingues. A atividade também será a abertura da sétima Semana do curso de Administração Pública da UFCA, que ocorre de 16 a 18 de outubro e irá emitir certificação através do site do evento.

ONU-HABITAT

O ONU-HABITAT realiza todos os anos o Outubro Urbano. A iniciativa se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para compartilhar conhecimentos e experiências, com o objetivo de promover um futuro urbano melhor.
Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-HABITAT no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro. A UFCA conseguiu emplacar esses dois eventos.
*Informações atualizadas pela organização
Juazeiro do Norte protagoniza debate sobre cidades inovadoras e inclusivas em evento da ONU Juazeiro do Norte protagoniza debate sobre cidades inovadoras e inclusivas em evento da ONU Reviewed by leiasempre on 04:57:00 Rating: 5

Nenhum comentário