Milhares participam de procissão da Beata Beninga em Santana do Cariri


Romeiros e turistas de diversas cidades do Cariri e estados vizinhos se deslocaram até a Capital da Paleontologia, na última quinta-feira,24, para render louvores a mais nova Beata do Ceará:  Serva de Deus Benigna Cardoso, que há preferiu morrer para não pecar contra a castidade.

A programação religiosa ocorreu no Santuário da Menina, que fica no Bairro Inhumas, a 2 km da sede do município. Lá os fiéis fizeram orações, proferiram testemunhos de graças alcançadas por intermédio da mártir cearense.

O local do martírio, a menos de um quilômetro do santuário era onde  os romeiros mais procuravam para conhecer.

No final da tarde, o Bispo Dom Gilberto, que esteve acompanhado do governador Camilo Santana e do prefeito, Pedro Henrique, declarou aberta a Romaria, iniciando assim, a grande caminhada até a sede da matriz de Senhora Sant´Ana, padroeira do município.
De acordo com informações da organização, 35 mil romeiros cerca de 140 ônibus, 50 Topic´s e aproximadamente 500 veículos estiveram em Santana do Cariri.  

Ao lado da Matriz, as autoridades e fiéis acompanharam a Santa Missa presidida por Dom Gilberto e o clero da Diocese.

O governador Camilo Santana, os deputados Fernando Santana, Davi de Raimundão, Marcos Sobreira e Nizo Costa, além do   secretário executivo do Turismo,  Anderson Palácio, vereadores e prefeitos de outras cidades prestigiaram o momento religioso.
O bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, destacou a importância de Benigna para a igreja e os fiéis. “Benigna é uma mártir. Com seu exemplo, ela dignifica a igreja e torna-se uma referência para milhares de fiéis”, disse.
Sobre a data da beatificação o bispo afirmou que “temos que segurar a ansiedade com paciência. Em breve a igreja irá anunciar a data e nós, esperançosos, aguardamos por esse momento”.

Já o  governador Camilo Santana que  esteve na procissão disse  que o Governo do Estado irá construir um complexo religioso em Inhumas e que a beatificação de Benigna impulsionará o turismo religioso no Cariri.

“Assim como fizemos em Canindé, iremos construir um complexo religioso, aqui em Santana do Cariri, para que o romeiro se sinta bem acolhido. Quem sabe na próxima romaria não já esteja concluído? Estamos em uma região com um turismo religioso muito forte e a beatificação de Benigna vai impulsionar ainda mais, ajudando a fortalecer a fé, mas também gerando emprego e impulsionando a economia da região”.
O prefeito de Santana do Cariri  Pedro Henrique Correia Lopes,  disse ser um momento importante para o revigoramento  da fé  que as pessoas a tem em Benigna Cardoso,  ao passo que com  isso o nosso município,  terá um grande impacto em seu desenvolvimento notadamente no aspecto do fortalecimento do  turismo religioso, declarou ele.

 Reafirmando, que o governo municipal irá estreitar cada vez mais a parceria  entre o município e o governo Estadual, a fim de possamos cada vez mais capitalizar mais recursos para implementarmos toda a infra estrutura necessária visando possibilitar melhor acomodação aos romeiros, e uma logística.

O romeiro Damião Pereira da Cruz,  que estava participando com os demais romeiros na caminhada que saiu do santuário de Benigna Cardoso, foi muito enfático ao afirmar que estava ali para  testemunhar a minha fé em Benigna Cardoso, fiz questão de trazer a minha filha e vestir ela com vestido colorido como sinal de devoção que temos na nossa santinha.  

#por jornalista Amaury Alencar
# com fotos de Tarcisio Linard  Tarcolin

Milhares participam de procissão da Beata Beninga em Santana do Cariri Milhares participam de procissão da Beata Beninga em Santana do Cariri Reviewed by leiasempre on 09:57:00 Rating: 5

Nenhum comentário