Santana do Cariri recebe visita da Coordenação do SAMU para ajustar detalhes sobre a implantação de Base na cidade

A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, comemora mais um avanço na Saúde Municipal, dessa vez, na área de urgência. O município contará com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU.

No final da tarde desta terça-feira (1), a Secretaria Municipal de Saúde, Aline Alencar e sua adjunta, receberam a Coordenadora de Serviços do Samu, Mirena Noronha e equipe, para repassar sobre a adequação do município quanto à implantação da base. A medida do Governo do Estado visa ampliar o atendimento de urgência em cidades distantes dos grandes centros médicos.

Sobre a implantação da base, a titular da Saúde, Aline Alencar, destaca que essa tem sido uma luta constante do prefeito Pedro Henrique. Ela destaca a importância do equipamento para a rede de saúde.

"É um equipamento de grande valia, o município precisa sim, de um suporte de SAMU, até porque nós estamos com essa distância a mais de 50 quilômetros da cidade polo de referência, (Crato), e que muitas vezes nós precisamos dá suporte, e as nossas viaturas básicas, elas terminam em algum momento sendo utilizado com perfis mais avançado. Então a gente fortalece a rede de urgência dentro do município com um equipamento desse", destacou a secretária.

O prefeito Pedro Henrique, que está em Brasília cumprindo agenda oficial durante esta semana, destacou que a gestão empenhada para a instalação da base do SAMU na Capital da Paleontologia.

Para o funcionamento serviço, existe uma partilha de responsabilidade entre os ente federativos. A União, através do Ministério da Saúde, adquire o veículo (ambulância); o Governo do Estado, atua com a manutenção preventiva e na contratação dos profissionais e o município que sedia a base, prepara toda logística funcional desde o local de funcionamento à alimentação e manutenção de toda infraestrutura.
Santana do Cariri recebe visita da Coordenação do SAMU para ajustar detalhes sobre a implantação de Base na cidade Santana do Cariri recebe visita da Coordenação do SAMU para ajustar detalhes sobre a implantação de Base na cidade Reviewed by leiasempre on 14:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário