Ceará tem melhor frequência escolar do Nordeste no ensino básico

Estudantes do Ensino Médio no Ceará apresentam índice acima da média nacional em frequênciaFOTO: KID JÚNIOR
No Diário do Nordeste.
A educação é, hoje, um dos âmbitos em que o Ceará mais se destaca positivamente no cenário nacional. A tendência de liderança do Estado nos índices da área se evidenciou novamente ontem (6), com a divulgação dos resultados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2019) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, o Ceará é o Estado do Nordeste com maior quantidade de estudantes matriculados no nível adequado para a idade, tanto no Ensino Fundamental como no Médio.
As estatísticas, porém, mostram que há uma diminuição da chamada "taxa de frequência escolar líquida" conforme a idade dos alunos avança. Entre meninos e meninas de 6 a 14 anos, quase todos (98%) estão cursando séries do Ensino Fundamental (EF). Este é o maior índice entre os nove estados da região e o quinto melhor do Brasil. De acordo com a meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE), que discorre sobre o EF, a porcentagem de crianças de 6 a 14 anos matriculadas neste nível precisa atingir 100% até 2024.
Refinando a análise das faixas etárias, o panorama cearense começa a mudar. Dos alunos de 6 a 10 anos, 97,1% estão na etapa adequada de ensino, os anos iniciais do EF. Já entre os que têm de 11 a 14 anos, 90,5% estão na fase ideal, os anos finais do nível fundamental. Os dados, conforme o IBGE, são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2012 a 2018.
Ceará tem melhor frequência escolar do Nordeste no ensino básico Ceará tem melhor frequência escolar do Nordeste no ensino básico Reviewed by leiasempre on 07:09:00 Rating: 5

Nenhum comentário