Hoje é dia de Santana do Cariri, capital da paleontologia


                        Imagem da Igreja Nossa senhor Sant'Ana, do IBGE. 

O hoje Município de Santana do Cariri chamou-se primitivamente Brejo Grande, local habitado pela tribo nativa dos guerreiros denominados Buxixés, Tapuias que dominavam , além do Araripe terras limítrofes de Pernambuco.

Suas origens remontam ao final do Século XVII, quando os irmãos João Alves Feitosa e José Cavalcante, procedentes da Casa da Torre (Bahia), requereram e obtiveram terras nas margens do Riacho Brejo Grande.

Diante das condições geologicamente favoráveis, não somente com relação à pecuária, mas sobretudo à agricultura, houve rápido desenvolvimento do reduto, atraindo novos moradores para a região, com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no mesmo local da atual Matriz.

Santana do Cariri também já foi chamada de Brejo Grande, Santana do Araripe, Santana do Cariry, Santanópole e finalmente voltou à denominação tradicional em 22 de Novembro de 1951, chamando-se Santana do Cariri.

O município tem como símbolo religioso Senhora Santana, bem como a jovem Benigna Cardoso da Silva, mais conhecida como heroína da castidade. 

Destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri,  o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª mulher prefeita de Santana, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, Pontal da Santa Cruz a 750m de Altitude acima do nível do mar com mirante e restaurante na Chapada do Araripe. 
  
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
 
Distrito criado com a denominação de Santana do Brejo Grande, pela lei provincial nº 124, de 26-08-1838, subordinado ao município de Assare. Elevado à categoria de vila com a denominação de Santana do Brejo Grande, pela lei provincial nº 2096, de 25-11-1885.


25 DE NOVEMBRO

HOJE É FERIADO MUNICIPAL em Santana do Cariri.

HOJE ACONTECE TAMBÉM o encerramento da Paleofesta realiza neste ano pela prefeitura municipal com várias ações e vasta programação.

O prefeito Pedro Henrique faz  pronunciamento  na Rádio Educativa Vale do Buriti. E às 19 horas uma Missa será celebrada pelo Padre Paulo Lemos, em Ação de Graças pelo aniversário do município na Matriz de Senhora Sant´Ana.


  
Imagem da Rua Dr. José Augusto, em Santana do Cariri.  Acervo do IBGE.

O IBGE TEM MUITAS informações sobre Santana do Cariri. Basta acessar o link:  
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/santana-do-cariri/historico

Hoje é dia de Santana do Cariri, capital da paleontologia Hoje é dia de Santana do Cariri, capital da paleontologia Reviewed by leiasempre on 10:49:00 Rating: 5

Nenhum comentário