Crato realiza atividades do Dezembro Vermelho

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato vem realizando, desde o último dia 1º, atividades alusivas a campanha Dezembro Vermelho, que objetiva disseminar a conscientização sobre ISTs/HIV/AIDS e chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos.

Na sexta-feira, dia 6, a equipe da SMS, com o apoio da Associação Caririense de Luta contra a Aids, realizou uma ação no Restaurante Popular. Foram ofertados testes rápidos e, também, distribuídos preservativos e gel lubrificante.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Crato, Patrícia Mendes, ressalta que a escolha do Restaurante Popular como local para a ação foi o fato dele abranger um público heterogêneo, de diversas orientações sexuais, bem como as pessoas que não têm disponibilidade no horário comercial.

Já na manhã de ontem, o local das atividades foi a Feira Livre do Crato. Com tendas organizadas, os profissionais de saúde puderam receber a população de forma acolhedora e disponibilizar informações acerca das doenças, prevenção, diagnóstico e tratamento.

A jovem estudante de iniciais F.S.C, de 23 anos, foi em busca de mais conhecimento de como se prevenir, disse que teme as doenças, mas que já foi relapsa no contexto da segurança. "Já dei umas 'vaciladas' sim, mas agora me cuido mesmo. O atendimento desses profissionais foi maravilhoso, estava apreensiva e fui muito bem acolhida, precisamos de pessoas que saibam realizar esse atendimento humanizado e empático", destacou.

As ações continuam nesta quarta-feira, dia 11, com a realização da Oficina de redução de danos com foco em IST/HIV/AIDS, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Crato, e na quinta-feira, dia 12, acontecerá uma blitz educativa, a partir das 16h, na Encosta do Seminário.
Crato realiza atividades do Dezembro Vermelho Crato realiza atividades do Dezembro Vermelho Reviewed by leiasempre on 05:43:00 Rating: 5

Nenhum comentário