Cresce tensão entre PT e PDT no Crajubar

No Crajubar, crescem as tensões entre PT e PDT, principais partidos da base do governador Camilo Santana (PT). Em Juazeiro do Norte e Barbalha, os partidos rivalizam, a ponto de líderes ameaçarem de rompimento e pedido de desfiliação de dirigentes históricos.

No município de Barbalha, berço político do governador Camilo (PT), o deputado federal André Figueiredo (PDT), presidente da sigla no Ceará, chegou a apresentar o nome do médico Guilherme Saraiva, mas garantiu que a decisão será do governador Camilo. O presidente do diretório municipal, Geraldo Sinésio, se disse traído com a decisão.

Geraldo não gostou do anúncio feito por André, colocando Guilherme Saraiva como o único pré-candidato do partido a prefeito, além de avaliar como entreguista a posição de André, ao esperar pela indicação de Camilo, sem conversar com as bases do partido em Barbalha.

O presidente do diretório municipal disse, ao Jornal do Cariri, que vai reunir o partido para explicar a situação e não descartou a possibilidade de entregar o comando do PDT e pedir desfiliação. Na avaliação de Geraldo, a declaração deixa o partido a mercê do PT, que hoje tem divergências com PDT em nível nacional. “Estou cansado de ser animal de estimação”.

Assessor parlamentar de André Figueiredo, Geraldo garantiu que o cargo já foi colocado à disposição. Ele se disse decepcionado e cobrou coerência do diretório estadual em relação à passagem do comando para o senador Cid Gomes.

Segundo o pedetista, existe convite do Cidadania e uma articulação com outros partidos para adesão de sua pré-candidatura a prefeito. “Vou sentar com o presidente Alexandre Pereira e depois vou pensar”, explicou. “Não me curvo a capricho. Não poderão dizer que fui infiel ou irresponsável. Não devo nada a ninguém. Eles é quem me devem”, concluiu.

Em Juazeiro do Norte, apesar das muitas pré-candidaturas da base governista, PT e PDT caminham para o enfrentamento. O pedetista Gilmar Bender disse não abrir mão da cabeça da chapa, enquanto líderes petistas, como o ex-prefeito Manoel Santana e o deputado federal José Guimarães, garantem que o partido terá candidatura própria.

O PT de Juazeiro prepara o anúncio da pré-candidatura de Gabriel Santana, filho do ex-prefeito Dr. Santana. Gabriel está filiado ao PCdoB, mas segundo o deputado federal José Guimarães, deve se transferir para o PT. Gabriel foi candidato a vice na chapa de Bender, em 2016.

A outra disputa deve acontecer internamente. O pré-candidato Gilmar Bender foi referendado pelo presidente estadual André Figueiredo, no dia 30, mesmo dia em que o senador Cid Gomes (PDT) declarou apoio à reeleição do prefeito Arnon Bezerra. Além de ser presidente estadual do PTB, Arnon é da base governista.

A declaração de Cid e a possibilidade dele assumir a presidência do PDT no Ceará motivam outras possibilidades. Gilmar Bender estaria pensando na sua saída da sigla. Segundo informações, Bender já teria em mãos convites do PRB e PCdoB, para garantir legenda em 2020. Tentamos contato com o pré- -candidato, mas seu telefone estava fora de área.

O senador Cid Gomes anunciou, para o próximo dia 11, pedido licença de 120 dias do cargo no Congresso Nacional, para articular o PDT com vistas às eleições de 2020.

# no Jornal do Cariri
Cresce tensão entre PT e PDT no Crajubar Cresce tensão entre PT e PDT no Crajubar Reviewed by leiasempre on 05:03:00 Rating: 5

Nenhum comentário