Incentivo à tecnologia vai favorecer polo calçadista do Cariri

(imagem: Daniel Atacado Blog)

O município de Juazeiro do Norte, junto a entidades, empresários e Governo do Estado, retoma as iniciativas para fortalecimento e crescimento do polo de calçados do Cariri, considerado o terceiro maior do país. O assunto foi tema de seminário, que reuniu especialistas de todo país para debates que discutiram acerca de ações para ascensão do segmento, como investimento tecnológico, exportação e a reativação da Ferrovia Transnordestina. No primeiro semestre de 2019, o volume de exportações acumulado teve alta de quase 62%, com total de US$252.824.

Abelito Sampaio, atual presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e de Vestuários de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria), conta que a economia dá sinais de retomada. “Tem que manter o empresário atualizado - tanto em tecnologia, em processo como em produto, para que, na retomada do crescimento, ele esteja preparado”, afirma. Como contou, a região possui cerca de 300 indústrias que fabricam produtos de altíssima produtividade e os empresários participam, constantemente, de eventos nacionais e internacionais.

Conforme a Nota Técnica 2019, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI), que apresenta um panorama econômico de Juazeiro do Norte em 2019, o Município exporta para oito países, entre eles Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Sri Lanka e Alemanha. Como enfatizou a Secretária Executiva da Indústria do Estado, Roseane Medeiros, o setor de calçados é um dos setores prioritários dentro do plano de desenvolvimento econômico no Ceará, que acabou de ser lançado. Durante sua participação no Seminário, Roseane destacou a importância da Ferrovia Transnordestina, que favorece a criação de um porto seco e diminui as dificuldades como deslocamento.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, também falou sobre o assunto: “A conclusão da Ferrovia Transnordestina, ligando o Cariri ao Porto do Pecém, viabilizaria a importação de matéria-prima para a produção a baixo custo; ao mesmo tempo, facilitaria a exportação dos produtos”, contou. A empresária Rosana Ribeiro, gestora da Malibu calçados, acredita que o apoio entre as entidades é de suma importância para que os negócios obtenham ainda maior crescimento. A empresa que atua consegue, hoje, exportar seus produtos para alguns países e obteve crescimento superior a 12%, quando comparado o ano atual com o anterior. “O que Juazeiro, Crato e Barbalha precisam é se unir e, ao invés de estar um sindicato aqui, uma associação ali, e formar um grande conjunto de construtores”, completa.

# no Jornal do Cariri
Incentivo à tecnologia vai favorecer polo calçadista do Cariri Incentivo à tecnologia vai favorecer polo calçadista do Cariri Reviewed by leiasempre on 05:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário