Os 10 anos do Metrô do Cariri


Inaugurado em dezembro de 2009, o VLT do Cariri, também chamado de Metrô do Cariri, completa este mês 10 anos de serviços prestados aos cidadãos da região. Nesse período, a linha registrou 3,2 milhões de embarques, beneficiando moradores e turistas que visitam a região.

Com uma tarifa de R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), o VLT caririense se consolidou como o meio de transporte público mais barato entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Operada pela Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará, a linha recebe diariamente 1,8 mil pessoas, num percurso de 13,6 Km e nove estações. As paradas do VLT contemplam diversas regiões de interesse do Cariri, dando acesso aos centros do Crato e de Juazeiro, além de outras importantes regiões turísticas, de comércio, de estudos e de lazer.

O VLT opera de segunda a sexta-feira de 6h às 19h e aos sábados de 6h às 14h. O percurso entre as duas cidades dura cerca de 30 minutos.

História
Antes do VLT do Cariri ser implantado, o trecho de trilhos interligando Crato e Juazeiro era utilizado para o transporte de mercadorias. O primeiro trem interligando as duas maiores cidades do Cariri circulou em 1926, ano que foram inauguradas as estações centrais de Crato e de Juazeiro do Norte. Ambas continuam de pé, até hoje, mas já não possuem operação de trens, pois, para a chegada do VLT do Cariri, em 2009, foram construídas novas estações nesses dois pontos.



Os 10 anos do Metrô do Cariri Os 10 anos do Metrô do Cariri Reviewed by leiasempre on 10:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário