17 de janeiro é dia do Ceará


O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente.

A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Comemorando dia do Ceará

 A partir das 17h30 a primeira capital do Estado – Aquiraz – vai receber o espetáculo “Tita e Nic”, da Cia Cearense de Molecagem, e show com o Davi Valente, além assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Theatro José de Alencar (TJA) e Secretaria de Cultura de Aquiraz.

Programação em Fortaleza

A programação do Dia do Ceará em Fortaleza acontece no Theatro José de Alencar, a partir de 9h, com as visitas guiadas ao equipamento cultural. Às 17h, Luis Pedrosa apresenta o espetáculo “Natureza Humana”, e, às 19h, o grupo Cambada de Teatro apresenta o espetáculo “Até o homem mais justo cai 7 vezes ao dia”. A programação encerra com o show “Do Mestre ao Discípulo”, com Grupo Murmurando e Adelson Viana, às 19h30.

(Ceará News 7)

17 de janeiro é dia do Ceará 17 de janeiro é dia do Ceará Reviewed by leiasempre on 10:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário