Desenvolvimento Social é destaque em Juazeiro do Norte e recebe reconhecimento


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) finaliza o ano com avaliação positiva das ações realizadas pela pasta. 2019 foi um ano de reconhecimento por práticas inovadoras em Juazeiro do Norte nos setores de trabalho e políticas públicas da assistência social.
Foram muitos investimentos realizados na área do desenvolvimento social. Desde o início do ano, Juazeiro do Norte ampliou a meta pactuada do Programa Criança Feliz de 90% para 100%, após aprovação do Conselho Nacional de Assistência Social e passou a acompanhar o desenvolvimento de 1.600 famílias. Com isso, o município se tornou exemplo de práticas exitosas e chamou a atenção de gestores de diversas regiões do Brasil que vieram para pesquisar e entender como este programa tem dado tão certo.
Outro setor que se destacou no ano de 2019 foi a política de trabalho e renda. Mais de 6 mil pessoas receberam formação em cursos profissionalizantes oferecidos de forma totalmente gratuitas nas áreas da gastronomia, empreendedorismo criativo e negócios. O objetivo dos cursos tem sido garantir a autonomia e emancipação econômica de mulheres e homens de diversas faixas etárias. De acordo com o último relatório da diretoria de trabalho da Sedest, aproximadamente 95% das pessoas que participaram da capacitação empreenderam negócio seja como emprego principal ou como forma de oxigenar a renda familiar.
Outras ações que abrangeram diversos setores da Secretaria, em especial às políticas voltadas para crianças e adolescentes, foi a metodologia aplicada para a conquista do Selo unicef. Com avaliação positiva nos indicadores sociais que norteiam os trabalhos da Comissão Intersetorial e servem de parâmetros para as estratégias traçadas de forma integrada com as demais secretarias, o município está em boa posição para alcançar a certificação.
Entre os projetos mais aguardados e mais inovadores, o ‘Das Marias’, em parceria com a ‘Patrulha Maria da Penha’, foi o grande diferencial nas políticas de combate à violência contra a mulher. Diante da triste realidade no número de casos de feminicídios e violência doméstica, a Sedest lançou o programa que visa a reeducação de homens agressores, como forma de enfrentamento articulado que propicie além do atendimento integral, humanizado e capacitado às vítimas, um impacto maior na diminuição da reincidência da violência, bem como na mudança do comportamento sexual desses homens.
Para o Secretário Sandoval Barreto, 2019 “foi um ano de muitas conquistas e reconhecimentos, mas também de muitos desafios que foram enfrentados com muito zelo e respeito ao povo juazeirense. Ainda temos muitos projetos para colocar pra frente, a exemplo da Pousada Social, a Casa da Mulher, entre outros”, afirmou.

Desenvolvimento Social é destaque em Juazeiro do Norte e recebe reconhecimento Desenvolvimento Social é destaque em Juazeiro do Norte e recebe reconhecimento Reviewed by leiasempre on 15:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário