Diga Não – Bolsonaro quer poder para indicar ele mesmo reitores de instituições federais


Jair Bolsonaro quer poder escolher ele mesmo os reitores das universidades federais.
Esse desejo do presidente está na MP 914 em que ele deixa claro que haverá consulta mas da lista tríplice o presidente pode indicar qualquer um dos três, inclusive o menos votado.

Dá para perceber que ele quer mesmo é indicar quem quiser contra o desejo da maioria da comunidade universitária.

Para mim isso é um equívoco.

A maioria deve decidir e o presidente homologar,. Um fato democrático.

Respeitar a decisão de um processo on interior das instituições em que a maioria aponta uma pessoa e o presidente aponta geralmente sabemos disso um amigo não é um fator democrático.

A comunidade tem todo o direito de escolher.

Fora disso é que voltar ao tempo das nomeações de amigos e cabos eleitorais em instituições. Isso não vai dar certo.

Tem uma consulta no site do Sendo sobre a matéria. A maioria até agora votou não, ao desejo de JB.

Não tem como votar de outra forma. É muito gado para querer colocar na mão de uma pessoa apenas o destino das instituições federais. Confio mais no julgamento da comunidade universitária.

(por Tarso Araújo ,editor do site Leia Sempre)


Matéria da Agência Senado sobre o tema: 

MP altera eleição de reitores das universidades federais e institutos técnicos

O rito para a eleição e nomeação dos reitores das universidades federais e institutos técnicos foi alterado pela Medida Provisória (MP) 914/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24. De acordo com o texto, o presidente poderá não acatar o nome mais votado da lista tríplice de candidatos apresentada pela instituição.

Tradicionalmente, o reitor é escolhido pelo corpo de professores, alunos e funcionários das universidades, por meio de uma votação que resulta em três nomes. O mais votado dessa lista costuma ter seu nome confirmado pelo presidente, para um mandato de quatro anos.

A MP 914, no entanto, estabelece que o presidente poderá escolher qualquer um dos três nomes apresentados, não necessariamente o mais votado. A escolha é uma prerrogativa do presidente, mas o governo federal tinha a tradição de confirmar o nome mais votado da lista. A regra também se aplica aos institutos federais de ensino e ao Colégio Dom Pedro II, instituição de ensino público federal do Rio de Janeiro, um dos mais antigos colégios do Brasil.

Fonte: Agência Senado


Diga Não – Bolsonaro quer poder para indicar ele mesmo reitores de instituições federais Diga Não – Bolsonaro quer poder para indicar ele mesmo reitores de instituições federais Reviewed by leiasempre on 07:47:00 Rating: 5

Nenhum comentário