Prefeitos no Cariri lutam para fazer sucessores

Os prefeitos de Campos Sales, Moésio Loiola (PDT), de Jati, Maria de Jesus Diniz Nogueira (Neta, do PSD), e de Salitre, Rondilson Ribeiro (PT), estão no segundo mandato e não poderão concorrer à reeleição este ano. Eles se somam a outros 29 dos 184 gestores cearenses nessa mesma condição. Os prefeitos atuam para emplacar sucessores e dar continuidade às gestões, algumas delas já perduram há mais de dez anos. Por outro lado, partidos e lideranças políticas trabalham com o objetivo de fincar recandidaturas. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, nenhum prefeito conseguiu se reeleger, tabu que o prefeito Arnon Bezerra (PTB) busca quebrar.

O prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro, disse ao Jornal do Cariri que faz parte de “um forte grupo político”, cujo objetivo é dar sequência aos 16 anos de trabalho à frente da Prefeitura daquele município. “Temos um grupo e também é um período ainda complexo de se trabalhar candidaturas. Trabalhamos com as pré-candidaturas. A decisão do pré-candidato já temos”, afirma Rondilson. O prefeito se refere ao ex-prefeito Agenor Ribeiro, que geriu a cidade por dois mandatos, conseguiu reeleger o sucessor e garantir quatro meses de mandato na Assembleia Legislativa como suplente, em 2017. “Temos onze vereadores e os onze são base de apoio ao Governo. Temos projeto já de dezesseis anos de gestão, onde tem melhorado – e muito - o desenvolvimento, em especial da Educação do Município”, conclui Rondilson.

O prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, pondera que ainda não é tempo para pensar em sucessão. Ele relata estar focado na conclusão de obras, como um hospital, a instalação de uma unidade da Universidade Regional do Cariri e o Santuário de Nossa Senhora da Penha, que está em finalização. “Eu acho que uma reeleição deflagrada cedo é muito danosa. E outra coisa: o Município tem algumas obras estruturantes que precisam ser terminadas. Não é o momento de se falar. Lá para março ou comecinho de abril, até aproveitando o calendário eleitoral. Está muito em cima, mesmo porque não haverá grandes novidades. Qualquer que seja o candidato já será de boa convivência com a população”, ressalta Moésio.

Recandidaturas

Partidos, grupos políticos e lideranças trabalham para garantir recandidaturas no Cariri. Cumprindo agenda na região, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), selou o nome de Zé Aílton Brasil como candidato à reeleição, ao classificá-lo entre os prefeitos que “menos dão trabalho”. Em mobilização, as legendas correm contra o tempo para garantir filiações, o que poderá modificar o quadro político em cidades caririenses.
Prefeitos no Cariri lutam para fazer sucessores Prefeitos no Cariri lutam para fazer sucessores Reviewed by leiasempre on 11:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário