SISEMJUN participa de reunião do MP e representantes do governo municipal de Juazeiro

SISEMJUN INFORMA

No início da noite da sexta-feira, dia 20/03, houve Reunião entre SISEMJUN e PMJN, sob mediação do MPE, para tratar da Greve e da repercussão do Coronavírus sobre a População.

Embora a situação seja crítica, requerendo a atuação de pessoal especializado, dada a disponibilidade insuficiente (quantidade e tipo) de EPI's, pelo ente municipal, para o enfrentamento dos efeitos da Pandemia em nossa Cidade, Marcelo Alves pontua que é absolutamente perigoso, configurando medida de risco e irresponsável, dispor de Profissionais de Saúde, independente do vínculo empregatício, sem condições de trabalho adequadas, para a realização de ações de atenção, vigilância e de educação, nas Unidades de Saúde Municipais.

Marcelo Alves também adverte, que em razão da elevada transmissibilidade do COVID-19, o exercício sem condições de trabalho adequadas, pode ocasionar alta incidência de contágio nos Profissionais de Saúde, acarretando no curto ou médio prazo, colapso do Sistema de Saúde Municipal.

Diante da situação, representante da SESAU ratificou que está prevista a chegada de um lote de EPI's do Governo do Ceará, no prazo de 7 a 10 dias, o que reforçará o enfrentamento à Pandemia.

No entanto, a SESAU informou que a quantidade de insumos será insuficiente para todos os Profissionais de Saúde Pública do Município.

Ainda durante a Reunião, a SESAU reforçou as medidas dispostas na outra publicação.

Na oportunidade, Marcelo Alves, como representante dos Profissionais de Saúde Pública Municipais, ratificou que, independente da Greve e mesmo com responsabilidade sanitária e social, é inconcebível pensar ou propor, considerando a tamanha situação de risco, a atuação de Profissionais de Saúde sem a disponibilidade, em quantidade e tipo, de EPI's adequados, conforme cada caso e condição, nos termos consagrados na literatura biomédica.

Após discussão, focalizou-se na Greve, seus motivos e em possível acordo.

Depois de acalorada discussão entre Sindicato e Governo, passou-se a tratar de uma possibilidade de Acordo.

Mesmo diante da crise na Saúde Pública e resistindo em avançar, o Governo ficou de rever sua situação financeira e de analisar Nova Contraproposta a ser encaminhada pelo SISEMJUN.

O Sindicato ficou de apresentar Nova Medida, contemplando Reajuste Salarial e um conjunto de Reivindicações Prioritárias.

Para facilitar a negociação, o SISEMJUN solicitou ao Governo, o valor nominal, em reais, que o Governo pode disponibilizar para que se possa avançar e fecharmos um Acordo, diz Marcelo Alves.

Diante da possibilidade de Acordo e da disponibilidade insuficiente de EPI's oferecidos pela SESAU, o Sindicato ORIENTA:

1) A Manutenção da Greve até segunda ordem a todos Servidores Municipais, exceto Magistério e Agentes de Trânsito e Transportes.

2) A Suspensão das ações de atenção, vigilância e de educação, realizadas por Profissionais de Saúde Pública Municipais, nas Unidades e Serviços que não disponibilizarem (em quantidade e tipo), os EPI's necessários, conforme cada caso e condição, nos termos consagrados na literatura biomédica, para o enfrentamento da Pandemia do Coronavírus.

3) A adoção pelos Profissionais de Saúde, Servidores Municipais e População em Geral, das recomendações das entidades em saúde de isolamento social domiciliar e das medidas individuais de prevenção do COVID-19.

Além do exposto, o Sindicato RESOLVE suspender a assinatura da Lista de Presença pelos Servidores em Greve, relativo ao  período de 23 a 25 de Março, com vistas ao reforço do necessário isolamento social domiciliar.

Profissionais de Saúde se protejam. A sociedade precisará de Vocês em breve...

Fiquem em casa, em isolamento social.



DIRETORIA DO SISEMJUN
SISEMJUN participa de reunião do MP e representantes do governo municipal de Juazeiro SISEMJUN participa de reunião do MP e representantes do governo municipal de Juazeiro Reviewed by leiasempre on 07:41:00 Rating: 5

Nenhum comentário